Começou na segunda-feira (31), as inscrições para o processo seletivo das vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 77 mil bolsas serão ofertadas.
Os interessados podem realizar a inscrição por meio do site do programa.
Neste segundo semestre, 147.492 bolsas da chamada regular foram oferecidas, porém quase metade delas acabaram ociosas. Por está razão, o MEC abriu nova seleção com dois prazos distintos.
As inscrições vão até 25 de agosto para os candidatos que não estiverem matriculados em instituição de educação superior, e para os que já se encontram matriculados em universidades privadas, as inscrições só começam em 30 de outubro.
QUEM PODE SE INSCREVER
- Professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica; ou
- Tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e obtido, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.
BOLSAS INTEGRAIS
Para concorrer a estas bolsas, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve atender a no mínimo um dos requisitos abaixo:
- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral da própria escola;
- ser pessoa com deficiência;
- ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Neste caso, não é necessário comprovar renda.
Foto: MEC/Divulgação