Uma eventual disputa de segundo turno entre o senador Flávio Bolsonaro (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue em empate técnico, segundo nova pesquisa BTG/Nexus divulgada nesta terça-feira (8). Flávio aparece numericamente à frente, com 46% das intenções de voto, contra 45% de Lula. A diferença de um ponto percentual está dentro da margem de erro do levantamento, que é de dois pontos.
Na simulação direta entre os dois nomes, 8% dos entrevistados disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, enquanto 1% não soube ou não quis responder. É a primeira vez, na série histórica do instituto, que o senador aparece numericamente à frente do presidente nesse cenário de segundo turno.
Vale destacar que o resultado se refere à pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. Na sondagem espontânea, formato em que os nomes não são citados previamente, a liderança permanece com Lula.
Posições se inverteram desde agosto
O resultado repete o equilíbrio já observado na rodada anterior da pesquisa, divulgada em 31 de agosto — mas com os papéis trocados. Naquele levantamento, Lula liderava com 46% e Flávio aparecia com 45%. Agora os números se inverteram: o senador subiu de 45% para 46%, enquanto o presidente recuou de 46% para 45%. Assim, a vantagem de um ponto que antes pertencia a Lula passou para o lado de Flávio Bolsonaro.
O cenário do segundo turno acompanha o comportamento das intenções de voto no primeiro turno, em que Lula aparece com 39% e Flávio, com 35% — o senador subiu dois pontos em relação à pesquisa anterior, enquanto o presidente manteve o mesmo percentual.
Primeira pesquisa após a crise no STF
Esta é a primeira pesquisa divulgada depois do episódio de tensão no Supremo Tribunal Federal, motivado pelo atrito público entre os ministros André Mendonça e Alexandre de Moraes e pela repercussão de mensagens trocadas entre Moraes e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, ligado ao extinto Banco Master. O caso levou Flávio Bolsonaro a intensificar críticas a Moraes e a defender sua saída da Corte, enquanto Lula passou a cobrar explicações sobre o episódio e a defender mudanças no Judiciário.
Perfis distintos de eleitorado
O levantamento traz diferenças relevantes conforme o perfil do entrevistado. Entre os eleitores de 16 a 40 anos, Flávio Bolsonaro chega a 53% em ambas as faixas etárias, contra 40% e 36% de Lula, respectivamente. A partir dos 41 anos, o quadro se inverte: o presidente soma 49% entre 41 e 59 anos e 51% entre os eleitores com 60 anos ou mais, superando o senador nessas duas faixas.
Também há divisão por sexo: Flávio tem vantagem entre os homens (51% a 41%), enquanto Lula lidera entre as mulheres (48% a 41%). Na religião, o senador abre ampla distância entre os evangélicos (58% a 31%), enquanto Lula é maioria entre católicos, entrevistados de outras religiões e sem religião.
Regionalmente, as maiores diferenças aparecem no Sul, onde Flávio tem 65% contra 26% de Lula, e no Nordeste, onde o presidente lidera com 59% a 32%. No Sudeste, o cenário é mais equilibrado, com Lula à frente por uma margem mínima. Por faixa de renda, Lula é predominante entre quem ganha até dois salários mínimos, enquanto Flávio lidera entre quem recebe acima de cinco salários mínimos.
Lula também empata com Cury e Caiado
O instituto simulou outros cenários de segundo turno envolvendo o presidente. Pela primeira vez, testou um confronto entre Lula e o escritor Augusto Cury, que aparece à frente por 45% a 43% — também dentro da margem de erro. Contra o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD), Lula tem 46% ante 43%, novamente um empate técnico. Já contra o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) e contra Renan Santos, o presidente abre vantagem mais confortável, com 47% em ambos os casos.
Grau de convicção do eleitorado
O levantamento também mediu o quanto os eleitores estão decididos sobre o próprio voto. Entre os que declararam intenção de voto em Lula no primeiro turno, 90% afirmam que a escolha é definitiva. Entre os apoiadores de Flávio Bolsonaro, esse índice é de 84%. Já entre os eleitores de Augusto Cury, apenas 58% consideram a decisão fechada, enquanto 39% admitem trocar de candidato até a eleição. No total de entrevistados com alguma preferência declarada, 81% dizem ter o voto consolidado, contra 17% que ainda podem mudar de ideia.
Metodologia
A pesquisa BTG/Nexus ouviu 2.002 eleitores por telefone entre os dias 4 e 7 de setembro de 2026, pelo método CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pelo Banco BTG Pactual e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-06790/2026.




