Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 23/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

SAÚDE

VACINAS

Vacinas mantêm óbitos baixos em novo surto da Covid-19

Maior parte dos internados é de não vacinados. Sequelas da doença permanecem em mais de metade dos pacientes

20/05/2022 às 10h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

A Covid-19 no Brasil havia sido controlada pela vacinação de tal forma que, em dezembro de 2021, atingiu o menor número de novos casos diários desde o começo da pandemia. Em Goiás, de 13 a 23 de dezembro, não foi registrado nenhum caso novo pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO).

A suspensão das medidas não farmacológicas (higienização, isolamento social e uso de máscara), então, elevou o número de novos casos para um novo recorde desde a chegada da doença – foram 260 mil infecções em 28 de janeiro de 2021. Entretanto, o número de óbitos se manteve relativamente baixo, o que indica a eficácia da imunização em prevenir casos graves. 

O último surto – que, segundo especialistas, não pode ser caracterizado como uma nova onda, mas como oscilação natural das variantes já conhecidas – durou até o início de março. No pior momento de 2022, no dia 9 de fevereiro, foram 1.303 mortos em uma média de 170 mil casos por dia. O número é alto, mas pode ser comparado com o pior momento de toda a pandemia, em 9 de abril de 2021, quando morreram 3.700 pessoas em uma média móvel de 70 mil infectados a cada 24 horas. A taxa de letalidade da doença caiu mais de sete vezes, graças à vacinação. 

Em Goiás, a média móvel se encontra em 750 novas infecções a cada 24 horas, mas o número médio de óbitos na última semana é de apenas 4,2 mortes por dia devido a Covid-19. A SES-GO explica o fenômeno: idosos não vacinados ou com vacinação incompleta têm taxa de óbitos nove vezes maior e uma taxa de internação oito vezes maior que aqueles com esquema primário completo e dose de reforço. Adultos não vacinados são três vezes mais representados nos leitos de UTI do que os vacinados. 

Em Goiás, os hospitais com leitos de UTI dedicados exclusivamente a pacientes de Covid-19 estão com 54% ocupados. No pior momento da pandemia, de março a abril de 2021, os leitos estavam totalmente ocupados. Atualmente, o contágio se encontra com tendência de alta em seis estados: PI, PR, RO, MS, RS e SP. Cinco estados estão estáveis: ES, AP, CE, SE e BA. Há tendência de queda em 14 unidades federativas e o DF: PE, AL, DF, TO, SC, GO, MG, RJ, PA, MT, PB, RN, MA, AM e RR. Apenas o Acre não divulgou dados.

Novos infectados

Entre os políticos que contraíram a Covid-19 no mais recente surto deste ano estão nomes como Simone Tebet (MDB), Geraldo Alckmin (PSB) e Ciro Gomes (PDT). Todos deram declarações públicas de que seus casos foram relativamente leves porque haviam recebido o esquema completo da vacinação. 

Raquel Stucchi, médica infectologista da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) analisa a situação: “Nós não devemos mais ter um impacto tão importante na saúde como tivemos nos últimos dois anos. A vacinação deve conseguir conter um aumento exponencial. Mas, de qualquer forma, isso não significa que, se os casos continuarem subindo, não haverá um aumento significativo no número de internações e, consequentemente, mortes. Por isso a prevenção ainda é essencial.”