PROPEG 290690
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 29/03/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

SAÚDE

VACINAÇÃO

Saúde recomenda 2ª dose de reforço contra a Covid-19 para idosos acima de 60 anos

A segunda dose de reforço deve ser feita quatro meses após a primeira. A orientação é que o segundo reforço seja feito, preferencialmente, com a Pfizer

19/05/2022 às 09h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

O Ministério da Saúde incluiu, nesta quarta-feira (18), idosos a partir de 60 anos na recomendação para a aplicação da segunda dose de reforço das vacinas contra a Covid-19.

A segunda dose de reforço deve ser feita quatro meses após a primeira. A orientação é que o segundo reforço seja feito, preferencialmente, com a Pfizer.

Segundo o ministério, as vacinas da Janssen e AstraZeneca também podem ser utilizadas, independentemente do imunizante anterior. Com a nova recomendação, 24,2 milhões de brasileiros acima de 60 anos estão aptos para se imunizar com a segunda dose de reforço.

A decisão amplia o público alvo para a imunização com um novo reforço no país. Até então, a segunda dose de reforço era recomendada apenas para idosos acima de 70 anos, imunocomprometidos, além das pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições permanente.

De acordo com o Ministério da Saúde, a recomendação tem como base estudos que apontam que essa estratégia aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.

O ministério orienta que estados e municípios sigam a nova orientação de acordo com a disponibilidade de doses. O calendário de imunização deve priorizar as faixas etárias mais avançadas, com 90 anos de idade ou mais, seguida de 80 a 89 anos e assim sucessivamente, até que todos os idosos sejam contemplados com o segundo reforço.