Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quarta-feira. 26/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

SAÚDE

GOIÁS

Obras do Hospital de Formosa avançam sem interromper atendimentos

Mesmo em meio ao cronograma de obras, nenhum serviço deixou de ser realizado, somando, só no primeiro semestre deste ano, mais de 38 mil atendimentos

20/07/2023 às 10h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

As obras de reforma e ampliação do Hospital Estadual de Formosa (HEF) avançam para triplicar a dimensão da unidade do Governo de Goiás e diversificar, a carteira de serviços oferecidos à população do município e da região do entorno do DF.

Mesmo em meio ao cronograma de obras, nenhum serviço deixou de ser realizado, somando, só no primeiro semestre deste ano, mais de 38 mil atendimentos.

O serviço de tomografia, primeira etapa da obra, foi inaugurado em fevereiro deste ano com uma sala de exames e outra de comando, com modernos aparelhos e tecnologia avançada auxiliando no diagnóstico de doenças e contribuindo efetivamente na detecção e monitoramento de lesões neurológicas e abdominais.

O novo serviço, que conta com uma equipe multidisciplinar capacitada para apoio de diagnóstico, contabiliza mais de 1,7 mil exames realizados.
Mesmo com as obras de reforma e ampliação em andamento, a unidade e os profissionais reforçam o compromisso com a saúde, priorizando sempre a qualidade, humanização e segurança nos atendimentos. De janeiro a junho deste ano, o HEF realizou mais de 38 mil atendimentos de urgência e emergência, 3.156 atendimentos no centro obstétrico e 2.481 atendimentos na área de ortopedia.

Administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), o HEF oferece cirurgias de emergência e eletivas, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centro de diagnóstico com exames laboratoriais e por imagem, mais assistência 24 horas no pronto-socorro, onde realizados, aproximadamente, 7 mil atendimentos de urgência e emergência por mês.

Os números devem aumentar ainda mais após a obra de reforma e ampliação, quando o HEF saltará de 80 para 298 leitos, dos quais 56 de urgência e emergência e 242 de internação.

“As obras de reforma e ampliação são de extrema importância para a região, uma vez que irá proporcionar uma maior capacidade de assistência à população. Os números de atendimentos e as conquistas obtidas até aqui refletem no comprometimento diário do nosso time, com foco na qualidade, humanização e segurança dos nossos pacientes e profissionais”, destaca o diretor-geral do Imed, Getro Pádua.

PRONTO SOCORRO

A próxima etapa a ser inaugurada será o novo pronto-socorro geral e trauma, internação psiquiátrica, almoxarifado e morgue, todos já em etapa de finalização.

“Já foi concluído a concretagem das lajes. Iniciamos a instalação do telhado e, internamente, a equipe está trabalhando na instalação elétrica, hidráulica e de gases medicinais. Paralelo a isso, estamos realizando o assentamento do granito e instalação das janelas”, explica Fernando Tavares, gerente de projetos e serviços de manutenção.

Nenhum serviço oferecido pelo HEF foi interrompido. A inauguração das novas alas para atendimento está prevista para o final deste ano. A conclusão e entrega total da obra será, segundo previsão, em meados de 2024.

Para que a população possa acompanhar, simultaneamente, todo o desenvolvimento da obra e seus custos, a unidade conta com uma plataforma eletrônica denominada Transparência Total, com dados detalhados dos avanços financeiro e físico em forma de gráficos, uma linha do tempo com as etapas de cada ala, fotos do andamento da construção, relatórios, vídeos explicativos e muito mais.

A ideia é mostrar, em tempo real, tudo o que for relacionado à obra para o devido acompanhamento pela sociedade. A plataforma pode ser acessada pelo link direto ou por meio do site do HEF, no endereço https://hospital-formosa.org.br/.

E para acompanhar notícias da unidade hospitalar e dicas de saúde, basta clicar no link e participar do grupo de WhatsApp (clique aqui para acessar)