Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 26/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

SAÚDE

BRASIL

Losartana: Anvisa determina recolhimento e interdição de lotes de medicamentos

Apesar da interdição, a Anvisa orienta as pessoas que fazem uso dos lotes interditados ou recolhidos continuem o tratamento. Em caso de dúvida, devem contatar um médico

28/06/2022 às 08h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou ontem o recolhimento e a interdição de lotes de medicamentos, de diversas empresas, que contêm losartana. A medida é preventiva e pacientes não devem interromper o tratamento.

O princípio ativo compõe os remédios anti-hipertensivos e contra insuficiência cardíaca mais usados no País. A decisão se deu após a descoberta da impureza "azido" acima dos limites de segurança. Essas impurezas podem surgir durante o processo de fabricação do insumo farmacêutico ativo e tem potencial mutagênico, segundo a Anvisa.

A decisão foi motivada pela descoberta de azido nas amostras do medicamento acima do limite de segurança. A substância pode surgir durante a síntese do medicamento e tem potencial mutagênico, de acordo com a Anvisa.

Apesar da interdição, a Anvisa orienta as pessoas que fazem uso dos lotes interditados ou recolhidos continuem o tratamento. Em caso de dúvida, devem contatar um médico.

"Continue tomando o seu medicamento de acordo com as orientações do seu médico. Qualquer alteração de tratamento e medicamento só deve ser feita com orientação médica", recomendou. "Somente troque de medicamento quando já tiver o novo lote em mãos, pois a interrupção do tratamento da hipertensão arterial e da insuficiência cardíaca pode produzir maiores malefícios, inclusive risco de morte por derrame, ataques cardíacos e piora da insuficiência cardíaca."