PROPEG 290690
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 29/03/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

SAÚDE

GOIÁS

Governo de Goiás inicia primeiro mutirão de cirurgias eletivas

A expectativa é atender 800 usuários do Sistema Único de Saúde, dos quais 500 já foram chamados. A iniciativa será coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde e atende determinação do governador Ronaldo Caiado

25/05/2022 às 10h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Para reduzir o tempo de espera de pacientes por cirurgias eletivas, que não são consideradas de urgência, o Governo de Goiás inicia, neste mês, o 1º Mutirão de Consultas e Exames Pré-operatórios. A expectativa é atender 800 usuários do Sistema Único de Saúde, dos quais 500 já foram chamados. A iniciativa será coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde e atende determinação do governador Ronaldo Caiado.

“No período da pandemia os procedimentos médicos que não eram de urgência ficaram suspensos, principalmente na área de ortopedia. Mas agora já é possível atender esses pacientes, que precisam ser assistidos e ter seu problema solucionado”, esclareceu o governador. Os primeiros beneficiados passaram por consultas de reavaliação e exames, como laboratoriais, eletrocardiograma e risco cirúrgico, além de raio-X. Os atendimentos foram prestados no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), em Goiânia.

“O primeiro passo desse projeto foi a discussão do quantitativo de pessoas na fila com as unidades de saúde. Posteriormente, fizemos a identificação e qualificação clínica dos pacientes. Após isso, foi organizado o acolhimento de todos no Crer com a equipe da unidade. Agora, com todos os exames prontos, iniciaremos as cirurgias ortopédicas nesta semana”, explica o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Sandro Rodrigues.