Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 26/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

SAÚDE

DENGUE

Goiás tem as duas primeiras mortes confirmadas pela cepa da dengue mais disseminada no mundo

Aparecida de Goiânia foi a primeira cidade no país a ter um caso da nova cepa identificado. Desde então foram feitos novos sequenciamentos e descobriu-se que, de um total de 87 amostras, sete eram da cepa cosmopolita

22/06/2022 às 08h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Goiás confirmou duas mortes pela cepa da dengue que é a mais transmitida no mundo, as vítimas eram de Trindade e Aparecida de Goiânia.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o genótipo cosmopolita do sorotipo 2 do vírus da dengue é considerada a mais transmissível no mundo. Ela pode deixar mais grave os sintomas comuns da doença. Na América Latina, antes do Brasil, apenas o Peru tinha diagnosticado um caso.

Aparecida de Goiânia foi a primeira cidade no país a ter um caso da nova cepa identificado. Desde então foram feitos novos sequenciamentos e descobriu-se que, de um total de 87 amostras, sete eram da cepa cosmopolita.
Apesar do primeiro caso ter sido identificado em Goiás, durante os novos sequenciamentos genéticos, descobriu-se um caso mais antigo, em julho de 2021.

O vírus da dengue possuiu quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4. Cada um deles pode ser dividido em vários genótipos, ou linhagens. O genótipo cosmopolita é uma das seis linhagens do sorotipo 2.

No Brasil, predomina o tipo 1, com cerca de 90% dos casos. Especialistas explicam que a nova linhagem não é a responsável pelo grande aumento no número de casos da doença no país. Porém, é uma preocupação para 2023.

“Dengue 2, por si só, já é mais grave que os demais vírus. Então, a gente precisa monitorar para saber como vai ser a ocorrência, principalmente no período chuvoso”, explicou Amorim.