Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 26/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

SAÚDE

COVID-19

Goiás analisa possibilidade de liberar o uso de máscaras em ambientes abertos

Alguns municípios já optaram pelo fim das restrições, como Anápolis e Minaçu, que já liberaram o uso de máscaras em locais abertos

10/03/2022 às 11h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Em reunião com o Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde nesta quarta-feira (9), o Estado de Goiás deve analisar a possibilidade de liberar o uso de máscaras em ambientes abertos.

O índice da pandemia e o alcance da vacinação contra a Covid-19 serão fatores determinantes para a decisão de liberar ou não o uso de equipamento de proteção. No Brasil, 16 estados já optaram pela liberação.

Após a reunião, uma nota técnica deve ser elaborada para deliberar sobre o assunto. Entretanto, a decisão deve ser tomada somente na próxima semana, na reunião da Comissão de Intergestores Bipartites (CIB). O período também marca 15 dias após o feriado de Carnaval, que levará a análise sobre a alteração dos números da pandemia em Goiás.

Embora haja a liberação por parte do Estado, cada pessoa poderá fazer a própria avaliação se continuará ou não usando a máscara de proteção em ambientes abertos. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) apontam que mais de 89% da população já se encontra vacinada.

Municípios goianos devem seguir orientação estadual para liberar o uso de máscaras em ambientes abertos

Apesar de ainda não ter decisão estadual, alguns municípios devem seguir a orientação da SES-GO sobre a desobrigação de máscaras em locais abertos. Por outro lado, outros já optaram pelo fim das restrições, como Anápolis e Minaçu, que já liberaram o uso de máscaras nestes locais.

Em Goiânia, o assunto ainda não está sendo discutido, pois, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ainda não há dados da pandemia das duas semanas após o feriado de carnaval. Já em Aparecida de Goiânia, a medida deve ser discutida na próxima terça-feira (15), em reunião com o comitê municipal. Para a decisão serão levados em consideração fatores como internações, taxa de infecção e número de novos casos.

Outras cidades como Trindade, Formosa, Jataí, Goianésia, Águas Lindas e Senador Canedo devem aguardar a decisão estadual para definir se tornarão facultativo o uso de máscaras em locais abertos.