Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 02/07/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

POLÍTICA

EDUCAÇÃO

Rede estadual de ensino leva ações educacionais e didáticas itinerantes para os quatro cantos de Goiás

Desde o início do ano, os alunos que fazem parte do público-alvo do Aprender + receberam o caderno de atividades sistematizado para que possam reforçar os conhecimentos já aplicados em sala de aula

18/09/2017 às 19h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Desde o início do ano, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Seduce) tem desenvolvido o programa Escola Junto de Você, que reúne uma série de ações itinerantes pensadas para levar o complemento educacional e didático aos quatro cantos do estado de Goiás. Conforme explica o superintendente executivo de Educação, Marcos das Neves, o novo programa engloba algumas iniciativas já existentes como o Enem Express, com novos formatos como o Aprender +, que elaborou um material complementar para alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamenta, e do 3º ano do ensino médio.

Caravana do Aprender +

Desde o início do ano, os alunos que fazem parte do público-alvo do Aprender + receberam o caderno de atividades sistematizado para que possam reforçar os conhecimentos já aplicados em sala de aula. Os professores também receberam uma versão, porém com a didática apropriada descrita.

Para contribuir com a aplicação do material complementar, a equipe da Seduce realiza visitas a cidades pólo para promover cursos de capacitação dos professores e aulões com os alunos envolvidos da cidade pólo e região. “Com um mês de antecedência, a equipe da Seduce levanta a demanda junto à coordenação regional de quais os principais desafios na aplicação do material didático. Diante dessa informação, elaboramos o formato que vamos aplicar e fazemos a mobilização das escolas estaduais da região. Parceria firmada com os prefeitos garante a locomoção dos alunos até o local que oferecemos as atividades complementares”, detalha o superintendente.

Até o momento, a Caravana do Aprender + já visitou 86 cidades pólo, atingindo direta e indiretamente mais de mil escolas. Na Semana da Pátria, a iniciativa chegou pela primeira vez à uma comunidade Kalunga, localizada a 40 quilômetros de Cavalcante. “Isso para nós é simbólico. Estamos oferecendo toda a nossa estrutura, levando geradores, telões de led, climatizadores, para oferecer aos alunos da comunidade o nosso estímulo e reforço educacional”, enaltece Marcos.

Enem Express

Apesar de ser um programa anterior ao Aprender +, o Enem Express foi incorporado pela caravana como forma de facilitar a logística empregada pela Educação até seus alunos. Logo, ele tornou-se uma das ações oferecidas na passagem da Caravana.

Estruturado para os alunos do 3º ano do Ensino Médio, o Enem Express promove verdadeiros aulões que levam uma manhã inteira, e envolvem a participação de até 400 alunos. Reunidos, eles absorvem técnicas para se saírem bem no exame nacional do ensino médio. “Apresentamos a eles a teoria de resposta ao item, que tem como base estimular o aluno a se dedicar primeiramente a tudo que ele tem mais facilidade, garantindo com isso uma maior pontuação. Por fim, ele se dedica àquilo que tem mais dificuldade”, esclarece o superintendente.

Além disso, os principais temas abordados no exame são apresentados por professores preparados para estimular o raciocínio dos alunos. “Estimulamos o raciocínio do aluno e não a sua capacidade de decorar”, pontua.

Com isso, o Enem Express se tornou uma importante ação de estímulo e de reforço dos alunos do ensino médio que precisam encarar essa prova para conquistar uma vaga na faculdade. Dicas psicológicas e nutricionais também são repassadas, permitindo que o aluno saia da experiência mais tranqüilo e melhor preparado para o exame.

Foto: Divulgação