PROPEG 290690
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 29/03/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

POLÍTICA

ELEIÇÕES

Possível candidatura de Marconi pode trazer embate inédito na política goiana

Personagens consagrados da política goiana nunca se enfrentaram diretamente nas urnas

23/05/2022 às 12h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

A ventilação da possibilidade de uma candidatura do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), com base em seus próprios posicionamentos recentes, também abre chances para um episódio inédito da política goiana: o enfrentamento direto de Marconi com outro figurão local, o atual governador Ronaldo Caiado (UB). Ambos estão presentes nas urnas goianas em todas as eleições disputadas desde 1990 – com Caiado ainda somando uma candidatura à presidência da República, em 1989 –, mas nunca competiram pelo mesmo cargo. Agora, com um possível lançamento de Marconi para o governo de Goiás, a disputa inédita pode ocorrer.

Em 1990, Marconi foi eleito deputado estadual pela primeira vez, pelo então PMDB. Na ocasião, Ronaldo Caiado foi o deputado federal mais votado em Goiás, com mais de 98 mil votos, ainda pelo PSD. Nas eleições seguintes, em 1994, foi a vez de Marconi ir para a Câmara Federal, pelo PP, enquanto Caiado disputou o governo de Goiás, mas foi derrotado ainda no primeiro turno. Em 1998, foi a vez de Marconi – já no PSDB – tentar um lugar no governo e vencer, enquanto Caiado retornou ao mandato de deputado federal. Em 2002, o cenário se repetiu e os dois foram reeleitos em seus respectivos cargos.

Caiado seguiu na Câmara Federal por mais dois mandatos, sendo eleito novamente em 2006 e 2010 (desta vez pelo DEM). Nesse período, Marconi teve seu primeiro mandato no Senado, em 2006, e retornou para o governo em novo embate contra Iris Rezende. Em 2014, Marconi garantiu mais uma reeleição, enquanto Caiado teve a sua primeira chance no Senado. Na última disputa, em 2018, os dois trocaram os postos e foi a vez de Caiado disputar o governo, saindo vencedor, enquanto Marconi perdeu a corrida por uma cadeira ao Senado.