Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 02/07/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

POLÍTICA

APOIO

Orizona ganha unidade do programa Meninas de Luz

Orizona é o segundo município do interior do Estado a ganhar uma unidade do Menina de Luz, Alto Paraíso foi o primeiro

09/10/2017 às 13h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Orizona, na região Sudeste de Goiás, ganhou na última sexta-feira (6), uma unidade do Programa Meninas de Luz. A iniciativa é da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) que trabalha na expansão do programa voltado para adolescentes e jovens grávidas, de até 21 anos, em situação de vulnerabilidade social. O Termo de Cooperação Técnica entre a OVG e a Prefeitura de Orizona foi assinado durante a abertura da 99ª edição do Ação Cidadã, e marcou o início das atividades do Meninas de Luz na cidade. O diretor geral da Organização, major Augusto, representou a presidente de honra da instituição, Valéria Perillo, na solenidade.

Orizona é o segundo município do interior do Estado a ganhar uma unidade do Menina de Luz. Alto Paraíso foi o primeiro. No sábado (7), o programa também foi lançado em Pirenópolis. As próximas cidades a receberem a iniciativa serão Piranhas e São Luís de Montes Belos. Em Orizona, as atividades do Meninas de Luz serão desenvolvidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com a participação inicial de 17 gestantes.

Uma sala foi montada especialmente para acolher as futuras mamães. Entre elas está Juliana Alves da Silva, de 18 anos. Grávida de cinco meses, de uma menina, ela diz que se sente feliz por fazer parte da primeira turma do Meninas de Luz, em sua cidade. “Aqui, aprenderei a cuidar de mim e da minha filha. Isso dá a segurança de que poderei ser uma boa mãe”, diz.

Parceria

Nas cidades do interior do Estado, o Meninas de Luz é executado em parceria com a Prefeitura Municipal, que fica responsável pelos técnicos e pelo local de funcionamento do Programa. A OVG faz o treinamento da equipe, o monitoramento do trabalho e a doação de kits de enxoval de bebê. O programa priorizará os 32 municípios com maior índice de mortalidade infantil em Goiás, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde.

O diretor geral da OVG, major Augusto, ressaltou que “por meio de uma ação efetiva de uma equipe multiprofissional, o programa oferece à gestante, informações sobre educação sexual, planejamento familiar, cuidados com o bebê e direitos do cidadão”. Major Augusto também destacou o atendimento pós-parto, “Após o nascimento da criança, a mãe e o bebê continuam recebendo orientação e apoio, por um ano”.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social de Orizona, Mara Marçal, diz que a parceria com a OVG é uma honra. “Sabemos que se trata de uma instituição séria e solidária. Juntos, seremos capazes de formar uma corrente do bem que dará o suporte necessário para que essas futuras mamães possam cuidar de seu bem mais preciso: seus filhos”, frisa.

O prefeito de Orizona, Joaquim Marçal, que é médico, contou ter recebido, em janeiro deste ano, da Secretária de Estado da Saúde, uma triste notícia. “Nos informaram que tínhamos o pior serviço de pré-natal do Estado. E o Menina de Luz chega para nos ajudar a mudar essa história. Teremos jovens gestantes mais preparada, informadas e cuidadas. Só temos a agradecer pela inciativa em nosso município”.

Foto: Governo de Goiás