Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 02/07/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

POLÍTICA

EXPANSÃO

Missões comerciais contribuem com resultados positivos da balança goiana

China pretende expandir negócios com o Estado e está disposta a financiar projetos goianos, além de projetar o Brasil como o seu maior parceiro de negócios

14/08/2017 às 12h01


POR Redação

facebook twitter whatsapp

A China se configurar como o maior parceiro de mercado com Goiás não é simples coincidência. Na última missão goiana à China no mês de julho, uma comitiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, formada por dois técnicos e pelo secretário Francisco Pontes, retornou com perspectivas de mercado promissoras para Goiás.

A convite do governo chinês e representando o governador Marconi Perillo, o secretário informou que a China quer expandir os negócios com o Estado e está disposta a financiar projetos goianos, além de projetar o Brasil como o seu maior parceiro de negócios. Neste ponto, o potencial logístico, a capacidade de produção agropecuária e mineração, colocaram Goiás entre seus mais importantes alvos de investimento.

Durante as reuniões com os chineses, Goiás estreitou laços com investidores interessados em produção de alimentos, mineração, logística e infraestrutura. “Uma dessas empresas, a Landun Metal Limited, já deve vir ao Estado para conhecer de perto nossas potencialidades. Eles ficaram tão interessados que haviam marcado de desembarcarem aqui em setembro, mas já anteciparam a visita e virão até o final deste mês”, pontuou Francisco Pontes.

O secretário citou ainda a participação goiana no exterior como um importante fator de atratividade de novos investimentos. “Nosso Estado é um dos que mais realizam missões comerciais e um dos poucos que recebem um respaldo positivo. Enquanto fomenta a nossa produção local, Goiás também demonstra preparação para atrair investimentos estrangeiros.”

Agenda 

Atualmente, técnicos da SED estão em missão comercial no Sri Lanka, para atração de investimentos para indústria de borracha. Nessa missão, o superintendente de Comércio Exterior, William O’Dwyer, explicou que a comitiva goiana traçou uma rota para buscar investimentos nesse segmento e, portanto, passarão também pela Malásia e Tailândia.

Nos próximos meses, a SED também deve firmar visitas à Israel, aos países que compõem o Cone Sul (na América do Sul), Suécia, Suíça e Portugal. Estão previstos também China, Japão e Singapura. Além das missões comerciais e da visita de investidores chineses no final deste mês, Goiás também deve iniciar negociações com a Namíbia, Alemanha e Holanda.

Foto: SED/Divulgação