Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 02/07/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

POLÍTICA

GOIÁS SEM FRONTEIRAS

Mais de 100 alunos embarcam para os Estados Unidos nesta quinta

Os passaportes e os vistos para o intercâmbio foram viabilizados pela Secretaria de Governo

23/11/2017 às 08h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Os 125 alunos da rede pública estadual selecionados pelo programa Goiás Sem Fronteiras do Governo de Goiás para intercâmbio nos EUA, embarcam nesta quinta-feira (23), no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. Distribuídos em sete voos a partir de Goiânia (o primeiro sai às 11h10) com destino ao Aeroporto de Guarulhos/SP, em São Paulo, eles viajam todos no mesmo voo, junto com 12 monitores, de São Paulo para Nova Iorque.

Os passaportes e os vistos para o intercâmbio foram viabilizados pela Secretaria de Governo. O superintendente da Juventude, Leonardo Felipe, acompanha o embarque para dar as últimas orientações aos pais e aos alunos.

O secretário de Governo, Tayrone Di Martino, salienta que os estudantes não vão gastar nem um centavo com a viagem. “O Governo de Goiás vai arcar com tudo, das taxas de emissão de documentos às passagens aéreas. No exterior, eles terão garantidos, além das aulas de inglês e de competências globais em turnos intensivos, a hospedagem, roupas de frio e a alimentação. Não bastasse, vão receber US$ 400 para despesas eventuais”, destaca.

Goiás Sem Fronteiras prevê contrapartidas aos intercambistas. Eles terão de compartilhar os conhecimentos adquiridos com os colegas de escola. Uma contribuição para a formação dos estudantes goianos, que deverá se dar por meio de palestras e workshops. “É um meio de multiplicar essa experiência que, seguramente, será uma das mais ricas e instigantes da vida desses garotos e garotas”, acredita Tayrone.

Seleção

Seis mil estudantes do Ensino Médio se inscreveram no processo de seleção para estudar durante um mês nos Estados Unidos, com todas as despesas custeadas pelo Governo de Goiás. Passagem, hospedagem, alimentação, material didático e roupas de frio são subsidiadas pelo programa, que garante ainda 100 dólares por semana a cada um, para custeio de eventuais despesas na cidade.

Novo Edital

Por causa do grande número de inscritos, o Governo de Goiás deve lançar um novo edital em janeiro, para selecionar até 200 novos estudantes pelo Goiás Sem Fronteiras. O governador Marconi Perillo destacou que esse é um conjunto de ações que o governo realiza na área da Educação fundamental, média, superior.

“Hoje já temos 18 institutos tecnológicos inaugurados. Mais de cem colégios tecnológicos para o ensino profissional, e também o apoio ao ensino superior. Além de termos ajudado a Universidade Federal com mais de R$ 100 milhões nos meus governos, criamos a UEG e ajudamos as universidades privadas com a Bolsa Universitária. Hoje é um dia especial porque, além de ter colocado no meu último plano de governo que criaria o Goiás Sem Fronteiras, estou tirando do papel todos esses compromissos programáticos da campanha. Estou realizando esse sonho de enviar talentos goianos para conhecerem o mundo lá fora”, afirmou o governador.