A Câmara Municipal de Goiânia deve apreciar, nesta terça-feira (29) a possibilidade de candidatos eleitos tomarem posse de forma virtual, caso apresentem atestado médico. A proposta 13/2020 altera Regimento Interno da Casa, permitindo a posse remota durante a pandemia de covid-19. Isso pode permitir que o prefeito eleito Maguito Vilela (MDB) assuma formalmente o cargo por meio de um gesto, mesmo da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
O vereador Andrey Azeredo (MDB), membro da equipe de transição, disse a parlamentares do partido que deve apresentar a proposta nesta manhã, a qual deverá passar pelo plenário em duas votações. A Câmara Municipal tem sessões marcadas para esta terça-feira e quarta-feira (30).
O prefeito eleito Maguito Vilela tem apresentado melhoras nas últimas semanas, com períodos prolongados de despertar. A avaliação de aliados é que a proposta permita com que ele, nesses momentos lúcidos, possa prestar o aceite que formaliza a posse através de gestos ou com a presença de representante de cartório.
Outra possibilidade aventada é o adiamento da posse, que deve, segundo estabelece a Lei Orgânica do Município, ser realizada até o dia 10 de janeiro. A não ser em casos excepcionais.
A anuência de Maguito também é contada pela equipe de transição para a composição do novo secretariado. Nos momentos de despertar, o prefeito eleito pode indicar quem terá espaço no novo Paço. No entanto, Daniel Vilela (MDB), presidente do partido, avalia que a tomada de decisão deva ser feito no dia 31 de dezembro.