Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 19/01/2021
Facebook Twitter Instagram

POLÍTICA

MAGUITO VILELA

Maguito pode tomar posse como prefeito através de gesto feito da UTI

Vereadores devem apresentar requerimento no plenário da Câmara Municipal na manhã desta terça-feira (29)

29/12/2020 às 14h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

A Câmara Municipal de Goiânia deve apreciar, nesta terça-feira (29) a possibilidade de candidatos eleitos tomarem posse de forma virtual, caso apresentem atestado médico. A proposta 13/2020 altera Regimento Interno da Casa, permitindo a posse remota durante a pandemia de covid-19. Isso pode permitir que o prefeito eleito Maguito Vilela (MDB) assuma formalmente o cargo por meio de um gesto, mesmo da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O vereador Andrey Azeredo (MDB), membro da equipe de transição, disse a parlamentares do partido que deve apresentar a proposta nesta manhã, a qual deverá passar pelo plenário em duas votações. A Câmara Municipal tem sessões marcadas para esta terça-feira e quarta-feira (30).

O prefeito eleito Maguito Vilela  tem apresentado melhoras nas últimas semanas, com períodos prolongados de despertar. A avaliação de aliados é que a proposta permita com que ele, nesses momentos lúcidos, possa prestar o aceite que formaliza a posse através de gestos ou com a presença de representante de cartório.

Outra possibilidade aventada é o adiamento da posse, que deve, segundo estabelece a Lei Orgânica do Município, ser realizada até o dia 10 de janeiro. A não ser em casos excepcionais.

Secretariado

A anuência de Maguito também é contada pela equipe de transição para a composição do novo secretariado. Nos momentos de despertar, o prefeito eleito pode indicar quem terá espaço no novo Paço. No entanto, Daniel Vilela (MDB), presidente do partido, avalia que a tomada de decisão deva ser feito no dia 31 de dezembro.