Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sábado. 07/12/2019
Facebook Twitter Instagram

POLÍTICA

IMÓVEIS

Iris quer regularizar 8 mil imóveis até final da gestão

“Trabalhamos para trazer mais dignidade às famílias e estamos regularizando a posse de propriedades que já são delas há muitos anos”, disse

12/08/2019 às 19h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

O prefeito Iris Rezende quer regularizar 8 mil imóveis até o final da gestão, sem nenhum custo para moradores. Durante a 14ª edição da frente de serviços, realizada nesta sexta-feira (09/08) na região Noroeste de Goiânia, ele entregou mais 53 escrituras às famílias. Outras 89 já haviam sido beneficiadas. As atividades se concentraram no setor Finsocial, na escola municipal Joel Marcelino.

O Programa Primeira Escritura é realizado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da secretaria municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh). Iris destacou o trabalho da equipe no sentido de avançar as ações para regularização fundiária. “Trabalhamos para trazer mais dignidade e segurança às famílias. Estamos oficializando a posse de propriedades que já são delas há muitos anos”, disse.

O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Henrique Alves, afirma que esta é a realização de mais um sonho das famílias. Elas esperaram 37 anos e, agora, “graças ao trabalho do prefeito Iris Rezende isso se torna real”, diz ele. “Este é o maior programa de regularização de imóveis do país”, complementa.

Iris, durante pronunciamento, fez questão de destacar seu envolvimento com a comunidade do setor Finsocial, que acompanha desde 1981, quando famílias ocuparam a área em pleno período ditatorial. O enfrentamento com as forças de repressão acabou vitorioso com a posterior consolidação do bairro.

“Quando governador estive no local e atendi os pedidos dos moradores de infraestrutura e lazer”, afirma Iris. “Eu tenho o Finsocial no meu coração, porque acompanhei passo a passo sua construção e crescimento”, ressalta. “São famílias lutadoras e que merecem todo nosso respeito”, pontua.

Após o hasteamento das bandeiras, o coral Vozes em Canto, da escola municipal Sebastião Arantes, fez sua apresentação e arrancou muitos aplausos. No setor de saúde, foi possível vacinar, aferir glicemia e pressão arterial. A Comurg disponibilizou sala para agendamento de poda de grama, árvore e retirada de entulhos.

O Atende Fácil atuou na abertura e alteração de Micro Empreendedor Individual (MEI), acesso ao Portal do Contribuinte, aprovação de projetos, Alvará Fácil, habitação, Cartão de Estacionamento do Idoso e Portador de Necessidades Especial (PNE), entre outros serviços.

O Sine fez oferta de vagas. A secretaria municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) trouxe serviços de consulta e o Setransp informações sobre cartões, cadastro de idosos e agenda de perícia para deficientes.

A prefeitura realizou trabalhos de limpeza urbana e paisagismo, com varrição de vias, capina, limpeza de córregos e mananciais, poda de árvores, sinalização de trânsito, remoção, revitalização de praças, roçagem e reforma de equipamentos públicos.

Para a moradora Elilde Lemes, a iniciativa da prefeitura de Goiânia aproxima a administração da sociedade. “Nosso bairros estão mais limpos, as escolas reformadas e ainda temos benefícios aqui na frente de serviços”, comemora.

Logo após a abertura oficial da frente de serviços, o prefeito seguiu em comitiva em visita às obras na região. O cais e o centro municipal de Educação Infantil (Cmei) Finsocial I foram reformados pela atual gestão. A unidade atende 108 alunos de um a cinco anos. Logo após, Iris anunciou pavimentação em quatro vias que faltam no Morada do Sol.  “Asfaltei todas as ruas aqui do setor, mas, na época, essas não eram habitadas. Iremos trazer o benefício ainda neste período de seca”, conclui ele.