Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Segunda-feira. 01/07/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

POLÍTICA

TRANSPORTE

Governo de Goiás simplifica recadastro do Passe Livre Estudantil

Agora os beneficiados que necessitem de viagens extras poderão preencher o formulário de requisição já no ato do cadastro ou recadastro

15/01/2018 às 08h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

A Secretaria de Governo (Segov), por meio de sua Superintendência de Juventude (Sujuv), abre nesta segunda-feira (15), o cadastro e recadastro dos estudantes interessados em se beneficiar do Programa Passe Livre Estudantil, do Governo de Goiás, na região metropolitana de Goiânia, em Anápolis e em Rio Verde. Neste ano, o recadastramento foi simplificado e será feito 100% online no site da Sujuv (www.juventude.go.gov.br).

Cadastro

Para o cadastro, segue como antes: o estudante deve preencher os dados no site, indicar uma unidade do Vapt Vupt mais adequada à sua rotina e comparecer ao local após 10 dias corridos, para fazer a retirada do cartão.

Outra novidade

Outra novidade é que os beneficiados que necessitem de viagens extras poderão preencher o formulário de requisição já no ato do cadastro ou recadastro. A assistência está prevista no decreto que instituiu o PLE, também disponível no site. O aluno será contemplado com as demais viagens desde que a solicitação esteja de acordo com as normas do programa. Por exemplo, se comprovar que faz dois cursos de ensino regular.

Mais de 90 mil estudantes beneficiados

Em entrevista coletiva concedida na última semana, o superintendente Leonardo Felipe informou que a previsão para o semestre é de que sejam beneficiados entre 90 mil e 100 mil estudantes neste primeiro semestre. A previsão é de que o programa consuma algo em torno de R$ 90 milhões em 2018.

Desde sua implantação, em agosto de 2013, o Governo de Goiás já investiu R$ 159 milhões no Passe Livre Estudantil. Desde 2017 o poder público estadual custeia sozinho a integralidade da passagem aos estudantes.

Felipe alertou para o dispositivo legal que determina os repasses das passagens no 10º dia útil de cada mês, e não no 10º dia corrido, o que faz com que a recarga chegue ao cartão em dias diferentes a cada mês.

A Segov mantém disponíveis aos estudantes diversos canais para o esclarecimento de dúvidas, entre os quais os telefones: (62) 3201-56-12 / 5632; o e-mail (passelivre@juventude.go.gov.br); e o endereço eletrônico da Superintendência da Juventude no Facebook (www.facebook.com/superintendencia.juventude).

As próximas cidades a receber o Passe Livre Estudantil, ainda neste semestre, serão Jataí e Catalão.

O programa

Atualmente, o Passe Livre Estudantil é um dos principais programas sociais do governo de Goiás, proporcionando economia para os estudantes e incentivando a sua permanência no ambiente escolar, contribuindo assim para a redução dos índices de evasão escolar.

O Passe Livre Estudantil é uma conquista não apenas dos estudantes, mas de toda a sociedade civil, porque o valor que os alunos gastavam com transporte poderá ser investido agora em outras áreas.

“É um projeto extremante benéfico e inovador, que demonstra a preocupação do Governo de Goiás com o desenvolvimento da sociedade e principalmente com as questões relacionadas à juventude”, entende o secretário de Governo, Tayrone Di Martino.

Foto: Reprodução