Com o intuito de buscar alternativas para recuperar de forma emergencial parte da malha rodoviária do Estado de Goiás, o governador Ronaldo Caiado esteve com o Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para tratar da restauração de vias estratégicas ao escoamento da produção agrícola do Estado. De acordo com o governador, o quadro de corrupção e mazelas da gestão anterior comprometeram toda a estrutura de Goiás. “O ministro propôs marcar imediatamente uma ida ao Estado, para fazermos um roteiro e observamos a situação das rodovias e do tráfego. Dei prioridade para esse fato gravíssimo e que pode trazer prejuízos altíssimos ao país e inviabilizar os produtores rurais”, afirmou.
Segundo Caiado, as regiões Sul, Sudeste e Sudoeste são as mais prejudicadas pela falta de manutenção das rodovias. O governador afirmou que será iniciado um trabalho emergencial para que o cidadão consiga transitar e transportar toda a produção agrícola. “Essas regiões são fundamentais para a economia do Estado, pois concentram a maior passagem de carga nesse período de janeiro até abril. Não adianta querer realizar um grande projeto nesta hora, neste momento a prioridade é um tratamento emergencial”, observou.
E as ações para recuperar as rodovias estaduais terão início imediato. O governador assina, nesta quinta-feira (10), um convênio de cooperação entre Governo de Goiás, prefeituras de Jataí e Rio Verde e Ministério Público para viabilizar a recuperação de rodovias na região Sudoeste do Estado. “Será o primeiro passo para garantirmos o escoamento da produção e a resguardarmos a vida dos cidadãos que por ali trafegam”, constatou Caiado.
Relatório emergencial
Durante a visita, o governador Ronaldo Caiado entregou ao Ministro um levantamento, realizado pela Faeg, que detalha a situação da malha rodoviária de Goiás e as vias que demandam reparos mais urgentes. São elas:
Situação: trecho de 70 km. Foi feita a base para asfaltamento em 25 km. O restante, 45 km, não foram pavimentados. Todo o trecho é extremamente ruim, com muitos buracos na pista; sinalização deficitária, necessidade urgente de manutenção. Trecho de escoamento de produção agrícola. De 30% a 40% dos aviários de mineiros dependem dessa rodovia. Além de região com lavoura de soja, cana, gado de corte e leite, e também de área de 500 ha de eucalipto e 200 ha de seringueira plantadas nas proximidades da rodovia.
Situação: Estrada não pavimentada. Trecho de 60 km. Sendo 30 km em estado crítico, necessitando urgentemente de manutenção. Região de lavoura, importante para o escoamento da produção.
Situação: rodovia não pavimentada, com 90 km de estrada ruim, necessitando urgentemente de manutenção. Necessita de levantamento e cascalhamento urgente. Importante rodovia de escoamento da produção a região.
Situação: extremamente ruim; trechos intransitáveis, sem sinalização, trechos onde não há mais asfalto. Importante região de escoamento da produção da região. Inúmeros ofícios já encaminhados à Agetop.
Situação: rodovia pavimentada, estado crítico; muitos buracos na pista e trechos até mesmo sem pavimentação; sinalização precária.
Situação: rodovia pavimentada; condição muito ruim em determinados trechos; rodovia se deteriorando muito rápido em função das chuvas, muitos buracos na pista e trechos até mesmo sem pavimentação; sinalização precária.
Situação: rodovia não pavimentada, trechos ruins com muitos buracos na pista; sinalização ruim; necessidade urgente de manutenção.
Situação: rodovia pavimentada, trechos com buracos e falta de sinalização; rodovia se deteriorando muito rapidamente no período chuvoso.
Situação: rodovia não pavimentada e problemática em épocas chuvosas; necessita manutenção preventiva urgente.
Situação: rodovia não pavimentada e com muitos buracos; necessita de manutenção.
Situação: rodovia não pavimentada; necessidade de manutenção; trechos intransitáveis.
Situação: rodovia não pavimentada; muitos buracos. Trechos intransitáveis, necessidade de manutenção.
Situação: rodovia não pavimentada, muitos buracos. Necessidade de manutenção.
Situação: rodovia não pavimentada; muitos buracos. Necessidade de manutenção.
Situação: rodovia não pavimentada, trechos intransitáveis. Necessidade urgente de manutenção. Região de escoamento de safra.
Situação: rodovia não pavimentada e em péssimo estado. Necessidade de manutenção e concerto de pontes de madeira que não suportam passagem de caminhões.
Situação: rodovia pavimentada; em estado crítico. Necessidade de manutenção imediata.
Situação: rodovia pavimentada; em estado crítico. Necessidade de manutenção imediata.
Situação: rodovia não pavimentada. Necessidade de manutenção imediata.
Rodovias Federais
Situação: rodovia pavimentada, muito esburacada. Necessidade de restauração e operação tapa buraco em vários trechos.
Situação: rodovia pavimentada; estado crítico. Necessidade urgente de manutenção.
Situação: rodovia pavimentada; alguns trechos em estado crítico (trevo Santa Helena a Bom Jesus), manutenção urgente.
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