Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 02/07/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

POLÍTICA

PARCERIA

Embaixador de Belarus abre agenda para novas parcerias com Goiás

Para aprofundar nos programas desenvolvidos pelo governo de Goiás, Luiz Medeiros apresentou balanços e índices econômico-sociais que demonstraram ao embaixador como o Estado se destaca diante das demais unidades da Federação

20/10/2017 às 13h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

A convite da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), por meio da Superintendência Executiva de Comércio Exterior, o embaixador da República de Belarus no Brasil, Aleksandr Tserkovsky, participou de uma reunião para discutir as futuras parcerias comerciais entre Goiás e Belarus. O encontro ocorreu no gabinete do secretário Francisco Pontes, representado na ocasião pelo Superintendente Executivo de Indústria e Comércio, Luiz Medeiros, que conduziu os trabalhos, juntamente com representantes de outras superintendências da SED.

Para aprofundar nos programas desenvolvidos pelo governo de Goiás, Luiz Medeiros apresentou balanços e índices econômico-sociais que demonstraram ao embaixador como o Estado se destaca diante das demais unidades da Federação. Em seguida, um vídeo institucional contribuiu para que a comitiva de Belarus compreendesse as vantagens competitivas de Goiás, como um estado ideal para investimento exterior.

“A visita do embaixador de Belarus segue um relacionamento de longos anos com o país em que várias frentes de cooperação foram estimuladas por nós. Fomos o primeiro estado brasileiro a dialogar com Belarus, logo após sua declaração de independência, em 1991. Agora, marcamos um passo decisivo para que novos objetivos sejam alcançados na prática. Queremos destacar parcerias que contribuam com o processo de industrialização que a SED e o governo desenvolvem para o Estado”, ressaltou Luiz Medeiros.

Atratividade

Em seguida, o embaixador Aleksandr Tserkovsky ouviu as explicações dos representantes de superintendências da SED e como essas unidades podem contribuir com acordos bilaterais em mineração, agroindústria, ciência e tecnologia e até mesmo com as políticas públicas de atração de empresas. O diplomata notou os avanços conquistados pelo governo do Estado e destacou as áreas importantes em que poderá haver troca de experiências com Goiás.

“Estou muito contente de ver o que foi apresentado. Percebi que temos muita semelhança com Goiás. Marcamos essa reunião para discutir os rumos da cooperação entre a República de Belarus e o Estado de Goiás. Poderemos desenvolver projetos concretos em diferentes esferas como na economia, no turismo e na educação, onde queremos facilitar o intercâmbio de estudantes e professores”, apontou Tserkovsky.

Segundo o diplomata bielorrusso, o principal volume comercial com Goiás está ligado às exportações de fertilizantes. Ele também informou que empresas de Belarus detêm 10% da produção mundial de tratores (onde poderão estreitar novos laços com Goiás), além de serem responsáveis pela fabricação dos maiores caminhões do mundo, capazes de suportarem até 450 toneladas.

Ao fim das apresentações, o embaixador anunciou a visita do vice-primeiro-ministro da República de Belarus ao Brasil e terá Goiás como um dos três destinos incluídos em seu roteiro. Os representantes da SED concluíram o encontro confirmando estarem prontos para receberem a nova comitiva bielorrussa.

Participaram da reunião: o chefe de Gabinete, Leonardo Brito; os superintendentes Francisco Farias (de Comércio Exterior), Antônio Borghetti (do Produzir/Fomentar) e Thiago Falbo (de Micro e Pequenas Empresas); o chefe de Gabinete do Investegoiás, Luiz Otávio; e representantes das superintendências de Mineração, de Agricultura e Pecuária e de Ciência e Tecnologia.

Foto: Leopoldo Fernandes