Publi PROPEG
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 26/09/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

POLÍTICA

KAJURU

Cidadania condena postura de Kajuru com Bolsonaro e o convida a sair do partido

"Partido fará um convite formal para que ele procure outra legenda partidária"

13/04/2021 às 07h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Em nota assinada pelo presidente do Cidadania, Roberto Freire, a executiva nacional decidiu, nesta segunda (12), que irá convidar o senador Kajuru a deixar a sigla. Se ele não sair espontaneamente, o partido pode abrir um processo de expulsão.

Segundo o partido, a conversa de Kajuru com presidente Bolsonaro (sem partido), que tratava da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 proposta pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), fere valores republicanos.

“O Cidadania também reafirma a defesa irrestrita do Estado Democrático, dos valores republicanos e da separação entre os Poderes, especialmente do papel da Suprema Corte como guardiã da Constituição. Esses valores são diametralmente opostos aos observados na conversa do senador Jorge Kajuru com o presidente Jair Bolsonaro, em que flagrantemente se discute e se comete um crime de responsabilidade. E, nesse sentido, o partido fará um convite formal, com todo o respeito pelo senador, para que ele procure outra legenda partidária”, expõe.

Vale lembrar, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que a CPI da Covid protocolada pelo senador Randolfe Rodrigues, que investiga gastos da União com a pandemia, deve ser instalada nesta semana. A decisão foi acolhida após pedido dos senadores s Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru.

Nesta segunda (12), contudo, uma conversa divulgada entre Kajuru e Bolsonaro (no fim de semana) mostrou o presidente xingando Randolfe e pedindo ao goiano para ampliar o escopo da CPI, para atingir prefeitos e governadores. “Se você [Kajuru] não participa [da CPI], vem a canalhada lá do Randolfe Rodrigues para participar e vai começar a encher o saco. Daí, vou ter que sair na porrada com um bosta desses”, disse o presidente em áudio divulgado nesta manhã, na Rádio Bandeirantes.

“Se não mudar a amplitude, a CPI vai simplesmente ouvir o Pazuello [ex-ministro da Saúde], ouvir gente nossa, para fazer um relatório sacana. Tem que fazer do limão uma limonada. Por enquanto, é um limão que tá aí. Dá para ser uma limonada”, disse ainda.