Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

MUNDO

MUDANÇAS

Trump aumenta autonomia do exército dos EUA para decisões no Afeganistão

Ele afirmou que retirou algumas das restrições colocadas por governos anteriores ao exército dos EUA

22/08/2017 às 16h10


POR Redação

facebook twitter whatsapp

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai aumentar a autonomia do exército norte-americano para tomar decisões com relação ao conflito no Afeganistão. “A microgestão a partir de Washington não é capaz de ganhar guerras”, disse o presidente em um discurso para membros das Forças Armadas. Trump afirmou que já retirou algumas das restrições colocadas por governos anteriores que impediam que o secretário de Defesa e os comandantes pudessem tomar decisões rápidas.

“Meu primeiro instinto era sair”, disse Trump, em uma referência ao seu ceticismo com relação à participação dos Estados Unidos na guerra do Afeganistão e à dificuldade de colocar fim ao conflito. Logo depois de tomar posse, em janeiro, o presidente anunciou que iria revisar a estratégia militar para o confronto. Durante o discurso, ele afirmou que após tomar posse, reviu suas ideias.

Para o presidente, as consequências de uma saída rápida são previsíveis e inaceitáveis. “Uma retirada apressada iria criar um vácuo que os terroristas – incluindo o Estado Islâmico e a Al Qaeda – preencheriam instantaneamente, assim como ocorreu durante o 11 de setembro”, disse Trump. O secretário de Defesa, Jim Mattis, defende que a presença norte-americana no Afeganistão é necessária para proteger os Estados Unidos e seus aliados do terrorismo.

Trump havia concordado em enviar mais tropas ao país. Durante o discurso, o presidente também criticou Obama por ter saído do Iraque em 2011 e disse que a retirada criou um vácuo de poder que permitiu que o Estado Islâmico se espalhasse e crescesse. “Não podemos repetir no Afeganistão o mesmo erro que cometemos no Iraque.”

Foto: US Navy