Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 19/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

MUNDO

GUERRA

Tropas russas invadem área perto de Chernobyl, diz assessor do ministro ucraniano

A informação foi dada por um assessor do ministro do Interior da Ucrânia, enquanto os combates continuam em todo o país desde que a Rússia iniciou o ataque durante a madrugada

24/02/2022 às 19h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Tropas russas vindas da direção de Belarus entraram em uma área próxima à antiga usina nuclear de Chernobyl nesta quinta-feira, disse um assessor do ministro do Interior da Ucrânia, enquanto os combates continuavam por todo o país.

O prefeito da capital, Kiev, disse que quatro estações de metrô seriam usadas como abrigos de ataque aéreo, enquanto a liderança ucraniana local na região de Donetsk disse que as forças russas tinham atingido um hospital lá, matando quatro pessoas.

A informação foi dada por um assessor do ministro do Interior da Ucrânia, enquanto os combates continuam em todo o país desde que a Rússia iniciou o ataque durante a madrugada.

O presidente Volodymyr Zelenskiy disse que forças ucranianas estão lutando para impedir que tropas russas capturem a antiga usina nuclear.
“As forças de ocupação russas estão tentando tomar Chernobyl [Central Nuclear]. Nossos defensores estão sacrificando suas vidas para que a tragédia de 1986 não se repita”, tuitou Zelensky.

“Esta é uma declaração de guerra contra toda a Europa”, acrescentou.

Em seu pronunciamento antes do ataque, Putin justificou a ação ao afirmar que a Rússia não poderia “tolerar ameaças da Ucrânia”. Putin recomendou aos soldados ucranianos que “larguem suas armas e voltem para casa”. O líder russo afirmou ainda que não aceitará nenhum tipo de interferência estrangeira.