Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 25/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

MUNDO

GUERRA

Rússia x Ucrânia: saiba quais são os impactos da guerra para o Brasil

Líder russo afirmou que não aceitará nenhum tipo de interferência estrangeira, caso aconteça, a Rússia responderá de um jeito nunca visto antes na história

24/02/2022 às 14h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

O Brasil amanheceu nesta quinta-feira (24/2) com a notícia do ataque da Rússia à Ucrânia. Explosões e sirenes foram ouvidas em várias cidades do país, deixando moradores desesperados. O confronto vem após dias de tensão e ameaças por parte do governo Russo, de Vladimir Putin.

Em pronunciamento, Putin disse que a Rússia não poderia “tolerar ameaças da Ucrânia” e recomentou que os soldados ucranianos “largassem suas armas e voltassem para casa”. Além disso, o líder russo afirmou que não aceitará nenhum tipo de interferência estrangeira, caso aconteça, a Rússia responderá de um jeito nunca visto antes na história.

De acordo com o ministro ucraninano de Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, a ordem é que a invasão seja em larga escala. “Cidades pacíficas da Ucrânia estão sob ataque. Esta é uma guerra de agressão”, escreveu.

A Ucrânia informou que, até o momento, pelo menos 50 pessoas morreram e anunciou o fechamento do espaço aéreo para a aviação civil. O ministério ucraniano das Infraestruturas justificou a decisão apontando “elevado risco para a segurança” do setor.

Mas afinal, qual o impacto da guerra entre a Rússia e Ucrânia para o Brasil?

O primeiro impacto da crise entre a Rússia e Ucrânia que pode ser sentido de forma direta pelo Brasil é o mercado financeiro. Nesta quinta-feira (24), o preço do petróleo ultrapassou US$ 100 pela primeira vez em mais de sete anos. O impacto pode ser sentido pois a Rússia é um dos grandes produtores de petróleo e o conflito afeta o mercado do produto.

Outro impacto para os brasileiros é no preço dos alimentos, que podem subir, uma vez que a Ucrânia é responsável pela venda de 17% do milho do mercado mundial, embora esteja atrás do Brasil, EUA e Argentina. Em contrapartida, a Ucrânia e Rússia exportam 30% do trigo comprado pelo mundo.

Afetando ainda o mercado financeiro, as cotações do dólar e ouro também dispararam após o anúncio da invasão russa. A ação também atingiu o mercado de criptomoedas, que fez o bitcoin cair abaixo dos US$ 35.000.

Diante da crise, a capacidade brasileira de importação de fertilizantes e insumos agrícolas também é afetada, prejudicando assim o setor agrícola. Em 2021, a Rússia foi responsável por cerca de 25% do volume total da origem dos fertilizantes para o Brasil.

Em questões políticas, o Brasil será afetado diretamente conforme a posição que tomar no Conselho de Segurança das Nações Unidas, onde assumiu um assento não-permanente desde o início de janeiro.

Na última quarta-feira (23), antes da invasão russa, o embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), Ronaldo Costa Filho, já havia afirmado à CNN que o objetivo seria buscar uma negociação para amenizar os conflitos.

Brasileiros na Ucrânia

A Embaixada do Brasil em Kiev emitiu uma nota pedindo para que os brasileiros não saiam de casa, pois há grande engarrafamento nas saídas das cidade. Veja a íntegra da nota:

Prezados brasileiros, após uma série de ataques a alvos militares e estratégicos por todo o país, a situação na maior parte das regiões ucranianas é no momento relativamente estável. Nesse contexto, a embaixada recomenda que brasileiros que possam deslocar-se por meios próprios para outros países ao oeste da Ucrânia que o façam tão logo possível, após informarem-se sobre a situação de segurança local.

Aos brasileiros em Kiev, a recomendação das autoridades ucranianas, no momento, é não sair, tendo em conta grandes engarrafamentos nas saídas da cidade. Os brasileiros que buscarem deixar a cidade nesse momento devem contar com grandes dificuldades. Solicita-se aguardar novas instruções da embaixada.

Os brasileiros nas regiões na margem esquerda do rio Dnipro (leste do país) que não puderem seguir viagem para oeste por meios próprios ou de modo seguro devem deslocar-se para Kiev e contatar a embaixada assim que possível pelo plantão consular +380 50 384 5484. Solicita-se que o número seja utilizado apenas em caso de necessidade extrema.

Orientações à comunidade continuarão a ser transmitidas por este canal (Telegram e Facebook).Aos brasileiros que não puderem deixar o país de modo seguro, a embaixada orienta a procurar um local seguro para o momento, longe de bases militares, instalações responsáveis pelo fornecimento de energia e internet e áreas responsáveis pela produção de energia elétrica.