Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sábado. 15/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

MUNDO

COVID-19

OMS decreta fim da emergência de saúde da pandemia de covid-19 após três anos

A emergência havia sido instaurada em 30 de janeiro de 2020 pela organização. A medida é suspensa depois de 1.191 dias em vigor

08/05/2023 às 12h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou nesta sexta-feira (5) o fim da emergência sanitária da pandemia de covid-19. A emergência havia sido instaurada em 30 de janeiro de 2020 pela organização. A medida é suspensa depois de 1.191 dias em vigor.

O anúncio foi feito pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Com grande esperança, declaro a Covid-19 encerrada como uma emergência de saúde global”, afirmou. O status de “emergência em saúde global” tinha sido atribuído em janeiro de 2020.

Segundo Tedros Adhanom, “a covid está sendo muito mais do que uma crise sanitária. Causou uma grave turbulência econômica, eliminando trilhões do PIB [mundial], interrompendo viagens e comércio, fechando negócios e mergulhando milhões na pobreza”. “O vírus está aqui para ficar. Ainda está matando e em mutação. O risco continua com novas variantes surgindo que causam novos picos em casos [de infecção] e mortes”, declarou Tedros.

Nas contas de Tedros Adhanom, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência da doença em todo o mundo. Segundo ele, este número é calculado levando em conta muitas subnotificações. No balanço oficial da OMS, quase 7 milhões de pessoas foram vítimas do coronavírus.

Com isso, a Covid-19 deixa de representar, oficialmente, uma ameaça global. O que não significa dizer, segundo a própria OMS, que o vírus desaparecerá do mundo. De acordo com a entidade, os governos e as sociedades terão que conviver com a doença.