Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quarta-feira. 24/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

MUNDO

PANDEMIA

Mundo precisa estar melhor preparado para próxima pandemia, diz chefe da OMS

Organização pediu transparência e honestidade aos governos na comunicação com a população

08/09/2020 às 13h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou nessa segunda-feira (7) que a pandemia de Covid-19 "não será a última" a ser enfrentada pela humanidade.

"Esta não será a última pandemia. A história nos ensina que surtos e pandemias são um fato da vida. Mas, quando a próxima pandemia vier, o mundo deve estar pronto – mais do que estava desta vez", alertou Tedros.

Ele também chamou atenção para o fato de que os países precisarão preparar melhor seus sistemas de saúde. "Nos últimos anos, muitos países fizeram enormes avanços na medicina, mas muitos negligenciaram seus sistemas básicos de saúde pública, que são a base para responder aos surtos de doenças infecciosas", afirmou Tedros.

"Parte do compromisso de cada país para se reconstruir melhor deve ser, portanto, investir na saúde pública, como um investimento em um futuro mais saudável e seguro", disse o diretor-geral.

Mais de 27,19 milhões de pessoas já foram infectadas com o coronavírus pelo mundo e 888.236 morreram, segundo uma contagem da Reuters, desde que os primeiros casos foram identificados na China em dezembro de 2019.