PROPEG 290690
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 28/03/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

MUNDO

CALAMIDADE

Mais de 4 bilhões de pessoas no mundo não tem acesso à saneamento básico, diz ONU

Além disso, 600 milhões destas pessoas compartilham toalete, e outras 892 milhões de pessoas ainda defecam a céu aberto

12/07/2017 às 17h21


POR Izadora Resende

facebook twitter whatsapp

Atualmente, a população global está em cerca de 7,6 bilhões de habitantes. Destes, 4,5 bilhões – mais da metade da população global – não têm acesso a saneamento básico seguro, segundo relatório recente divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Já a quantidade de moradores do planeta com algum saneamento básico é de 2,3 bilhões. A informação é da ONU News.

De acordo com documento das Nações Unidas, o número de pessoas sem acesso à água potável nos lares é de 2,1 bilhões em todo o mundo. Esta é a primeira vez que a OMS e o Unicef fazem um levantamento global sobre água, saneamento básico e higiene.

O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus disse que água potável encanada, saneamento e higiene não deveriam ser privilégios apenas daqueles que vivem em centros urbanos e em áreas ricas. Ele acredita que é função dos governos  assegurar  a todos o acesso a esses serviços.

Esgoto tratado

Em 2000, quando houve o lançamento da agenda dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, bilhões de pessoas adquiriram acesso à água potável e saneamento. Porém, esses serviços não garantem necessariamente que o saneamento é ligado a uma rede de esgoto tratado, sendo seguro para a população.

Essa situação gera doenças que podem ser mortais para crianças com menos de cinco anos de idade, ao passo que anualmente mais de 360 mil menores morrem de diarreia, uma doença considerada evitável. Já o saneamento mal feito pode causar cólera, disenteria, hepatite A e febre tifóide, entre outros problemas.

Em 90 países, ainda é muito lento o avanço na área de saneamento básico. Isso leva a acreditar que a cobertura universal não será alcançada até 2030, quando se encerra o prazo para cumprimento da Agenda 2030, que estabelece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que devem ser implementados por todos os países até aquele ano.

Toalete compartilhado

Além de não terem acesso a esgoto tratado, 600 milhões de pessoas compartilham um toalete ou uma latrina com moradores de outras casas. Cerca de 892 milhões de pessoas ainda defecam a céu aberto. O aumente populacional tem feito essa situação crescer na África Subsaariana e na Oceania.

Ainda de acordo com o relatório, em países que passam por conflitos, as possibilidades de uma criança utilizar serviços de abastecimento é reduzida em quatro vezes, ao passo que de ter saneamento básico é duas vezes menor que crianças em outros países.

Os serviços de água potável, saneamento básico e higiene são essenciais para que o mundo alcance o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 3: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar de todos, em todas as faixas etárias.

Foto: Prashanth Vishwanat/Unicef

RECOMENDAMOS