Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

MUNDO

FRANÇA

Homem planejava assassinar o presidente da França no dia da Bastilha

De acordo com informações da polícia francesa, ainda não se pode dizer se o suspeito tem ligação com alguma rede mais ampla de terrorismo

03/07/2017 às 17h43


POR Izadora Resende

facebook twitter whatsapp

Um porta-voz do Ministério Público de Paris, disse nesta segunda-feira (3), que um homem foi acusado de planejar uma tentativa de assassinato ao presidente francês, Emmanuel Macron, no dia da Bastilha, durante a visita do presidente do Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, à França.

O suspeito é um homem de 23 anos e está preso. De acordo com os investigadores, o rapaz tinha planos de fazer o ataque a Macron no dia 14 de julho, quando acontece o tradicional desfile militar nos Champs-Élysées, em Paris, onde o presidente Trump vai ser o convidado de honra.

Segundo informações da emissora de rádio francesa, France Info, as forças do antiterrorismo francês prenderam o suspeito na quarta-feira no subúrbio de Argenteuil, no noroeste de Paris. Ele foi acusado de “atividade terrorista individual.”

O homem confessou à polícia que queria realizar um ato político matando Macron, e disse que queria atacar "negros, árabes, judeus e homossexuais". Usuários de um site de video-games alertaram às forças de segurança após o rapaz ter declarado que queria comprar um fuzil Kalashnikov para realizar um ataque.

De acordo com a polícia francesa ainda está muito recente para firmar se o suspeito tem envolvimento com alguma rede mais ampla. Contudo, o homem já foi condenado por atividades ligadas ao terrorismo em 2016.

Foto: Reuters