Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sábado. 15/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

MUNDO

EUA

Furacão Ian perde intensidade, mas provoca danos na Flórida

O furacão Ian deixou quase dois milhões de casas sem eletricidade, ao anoitecer de quarta-feira na Flórida, especialmente em áreas ao redor do caminho do furacão, segundo o site especializado PowerOutage, que registra interrupções de energia nos Estados Unidos

30/09/2022 às 10h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

O furacão Ian, que atingiu o estado norte-americano da Flórida, perdeu força e caiu para a categoria 2, mas registra ventos de até 168 km/h.
O fenômeno, que está localizado a cerca de 130 quilômetros a sudeste de Orlando, deixou milhares de pessoas sem eletricidade, segundo informações da CNN.

A intensidade do Ian diminuiu durante o período da noite, mas ele chegou a ter ventos de 240 km/h e alcançou os Estados Unidos na categoria 4.

As emissoras de televisão do país transmitem imagens praticamente apocalípticas, já que a passagem do furacão destruiu casas, derrubou árvores e provocou inundações "catastróficas", com o nível do mar subindo até quatro metros.

O furacão Ian deixou quase dois milhões de casas sem eletricidade, ao anoitecer de quarta-feira na Flórida, especialmente em áreas ao redor do caminho do furacão, segundo o site especializado PowerOutage, que registra interrupções de energia nos Estados Unidos.

De acordo com Gary Lackmann, professor de ciências atmosféricas da Universidade Estadual da Carolina do Norte, vários estudos mostraram uma "possível ligação" entre as mudanças climáticas e um fenômeno conhecido como "intensificação rápida", quando uma tempestade tropical relativamente fraca se fortalece.