Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

MUNDO

ZIKA

Estudo diz que transmissão do vírus zika pode acontecer via oral entre macacos rhesus

Apesar de precisarem de um estudo mais detalhado para conhecer os mecanismo de transmissão, os cientistas afirmam a possibilidade da transmissão mucosal do vírus acontecer entre os rhesus

01/08/2017 às 17h35


POR Izadora Resende

facebook twitter whatsapp

Um estudo publicado nesta terça-feira (1º) na revisa “Nature”, mostra que cientistas dos Estados Unidos observaram que o vírus da zika pode ser passado via oral entre primatas, ainda que o risco de transmissão através da saliva seja baixo.

A pesquisa, coordenada pela Universidade de Wisconsin, deu novas pistas sobre o funcionamento deste vírus e como pode se propagar entre populações humanas.

Os autores explicaram no documento que “o vírus da zika está presente na urina, na saliva, nas lágrimas e no leite materno, mas o risco de transmissão envolvendo estes fluidos corporais, atualmente, é desconhecido. Aqui, avaliamos o risco de transmissão da zika através do contato mucosal em macacos rhesus.”

Mesmo que a principal forma de transmissão seja ainda a picada de mosquito e por contato sexual, existe pelo menos um caso de “contágio não sexual” entre humanos ocorridos em um hospital, salientou o estudo.

O especialista responsável pela investigação, Thomas Friedrich, juntamente com membros da Universidade de Wisconsin, suspeitavam que algum dos fluidos corporais poderia ser o culpado pela infecção e calcularam o risco de transmissão via oral em macacos através da saliva.

Como teste para comprovar o estudo, os cientistas administraram uma dose alta do vírus nas amígdalas de três macacos rhesus e constataram que dois dias depois, todos os animais estavam infetados. Eles confirmaram também, que os níveis do vírus no sangue e na urina eram semelhantes aos observados em animais infetados com uma injeção subcutânea, o que sugere que a transmissão via oral é possível.

Outros três macacos inoculados de maneira subcutânea com o zika atuaram como doadores de saliva para analisar o risco de transmissão através do contato com secreção oral de indivíduos infetados.

Depois, foram observados sete primatas saudáveis expostos repetidamente a essa saliva, através de olhos, amígdalas e cavidades nasais, porém, estes não contraíram o vírus.

Apesar de reconhecerem que é necessário mais estudo para conhecer os detalhes do mecanismo de transmissão, os especialistas afirmam que “os nossos resultados sugerem que existe um risco de transmissão do vírus da zika através da via mucosal, mas que o perigo é baixo.”

Foto: Divulgação