Estudantes da rede estadual vencem a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) 2023, realizada em maio. O Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz, do município de Formosa, é destaque na competição.
Na escola, 18 estudantes do Ensino Fundamental receberão as medalhas de ouro na etapa nacional, sendo que a metade é do 6° ano e, a outra, do 7°. Os alunos da turma de 9° ano do Cepi alcançaram o 3° lugar, garantindo a medalha de bronze.
De acordo com o professor de Matemática da escola, Arlley Kacyo da Silva, a preparação para a olimpíada começou em 2022, através das práticas nas aulas focadas em fortalecer o raciocínio lógico, e das eletivas, que contribuíram para o desenvolvimento das habilidades dos estudantes.
Para o professor, a participação dos alunos em competições como esta tem um impacto significativo na aprendizagem por aprimorar as competências e aumentar o interesse dos alunos na disciplina.
O resultado em primeiro lugar dos estudantes foi recebido com orgulho.
“Ver o esforço, a dedicação e o trabalho em equipe recompensados com medalhas de ouro é gratificante. Isso se reflete tanto no talento dos alunos, como no comprometimento da unidade escolar”, comemora o docente.
Ao todo, 10 escolas estaduais receberam medalhas de ouro, prata e bronze na OIMSF 2023. O estado de Goiás teve duas instituições no topo do pódio.
Além do Cepi Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz, a segunda escola vencedora é o Colégio Estadual da Polícia Militar do Estado de Goiás (CEPMG) Ayrton Senna, de Goiânia. Desta vez, os vencedores foram os estudantes da 3° série do Ensino Médio.
A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras é uma competição internacional destinada a estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
Com o objetivo de aproximar os alunos do estudo dos componentes curriculares da Matemática, a olimpíada busca desenvolver novas habilidades.
A competição possui apenas uma fase e é dividida em três níveis: Básico (4° a 6° ano do Ensino Fundamental), Júnior (7° a 9° do Ensino Fundamental) e Sênior (Ensino Médio).
Para participar, as unidades escolares das redes públicas municipais ou estaduais, devem inscrever as turmas como um único time.