O Dalai Lama, líder espiritual tibetano, pediu desculpas hoje após um vídeo em que ele pede a uma criança que beije sua língua circular nas redes sociais. O vídeo foi publicado em 28 de fevereiro, mas que se popularizou nas redes sociais recentemente, mostra uma audiência do Dalai Lama, de 87 anos, com uma criança no norte da Índia.
Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira (10), o escritório do Dalai Lama disse que “deseja se desculpar com o menino e sua família, bem como com seus muitos amigos em todo o mundo, pela dor que suas palavras podem ter causado”, acrescentando que “lamenta” o incidente ocorrido.
“Sua Santidade costuma provocar as pessoas que conhece de maneira inocente e divertida, mesmo em público e diante das câmeras”, diz o comunicado.
No vídeo, o menino pode ser visto se aproximando do ganhador do Nobel da Paz antes de perguntar: “Posso te abraçar?”
O líder espiritual de 87 anos então convida o menino para subir no palco, aponta para sua bochecha e diz: “primeiro aqui”, levando o menino a lhe dar um abraço e um beijo.
No trecho, ele mostra a língua para a criança, claramente desconcertada, logo após perguntar: "você pode chupar minha língua?".
A nota termina dizendo que o líder espiritual "muitas vezes provoca as pessoas que conhece de uma forma inocente e brincalhona, mesmo em público e diante das câmeras. Ele lamenta o incidente".