PROPEG 290690
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 28/03/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

MUNDO

VACINA

Covaxin tem eficácia de 80,6% contra covid-19, diz farmacêutica

Imunizante não tem estudos clínicos em andamento no Brasil, mas governo prevê a aquisição de 20 milhões de doses

03/03/2021 às 17h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

A vacina Covaxin, desenvolvida pela Bharat Biotech, demostrou eficácia de quase 81% em análise preliminar da fase final de testes clínicos. A informação foi divulgada pela própria empresa indiana nesta quarta-feira (3).

O resultado foi baseado em 43 casos registrados de covid-19 em 25.8 mil participantes do estudo. Os pacientes foram escolhidos em parceria do órgão de pesquisa e o governo indiano.

Trinta e seis dos 43 casos foram registrados em participantes que receberam um placebo, em comparação com sete casos em pessoas que receberam a vacina da Bharat Biotech, apontando para uma taxa de eficácia de 80,6%, segundo a empresa.

A Índia aprovou a vacina em janeiro, mas não tinha dados de eficácia de estágio final e levantou questões sobre a sua eficácia. A campanha de vacinação do país inclui a Covaxin e a AstraZeneca.

Covaxin no Brasil

Técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) visitaram na última segunda-feira (1), a fábrica da empresa Bharat Biotech, na Índia. Realizada a pedido da própria companhia, a inspeção às instalações onde está sendo produzida a vacina Covaxin, contra a covid-19, está prevista para terminar na sexta-feira (5).

Cinco servidores da agência reguladora brasileira avaliarão os padrões de produção da matéria-prima usada na elaboração do imunizante e da própria vacina. Os técnicos vão analisar os procedimentos de armazenamento, os processos de trabalho, entre outros critérios de controle de qualidade, cuja observância é necessária para que a Anvisa conceda ao laboratório farmacêutico o Certificado de Boas Práticas de Fabricação – documento que a agência emite aos fabricantes de medicamentos, produtos para a saúde, cosméticos, perfumes, produtos de higiene pessoal, saneantes e insumos farmacêuticos do Brasil e de outros países que cumprem os procedimentos e práticas estabelecidos pela instituição.

A Bharat Biotech ainda não pediu à Anvisa autorização para realização de estudos clínicos da Covaxin no Brasil, nem o registro de uso emergencial da vacina no país. Apesar disso, no último dia 25 de fevereiro, o Ministério da Saúde assinou um contrato para comprar 20 milhões de doses do imunizante produzido pelo laboratório.