Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 25/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

MUNDO

UCRÂNIA

Cerca de 100 brasileiros ainda estão na Ucrânia e 80 já saíram, diz Itamaraty

Até o momento, os principais países de destino dos brasileiros que saíram da Ucrânia são a Polônia e Romênia. “Nos primeiros dias, ante a falta de condições de segurança, estamos implementando a evacuação segura e ordenada”, diz o Itamaraty

02/03/2022 às 14h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou neste domingo (27) que cerca de 100 brasileiros registrados na lista da embaixada em Kiev, capital da Ucrânia, ainda constam como presentes no território do país, enquanto cerca de 80 conseguiram se deslocar para países fronteiriços.

A Rússia iniciou nesta quinta-feira (24) uma invasão à Ucrânia. O conflito é considerado a maior ofensiva militar registrada na Europa desde o final da Segunda Guerra Mundial. Em razão do ataque russo, centenas de brasileiros tentam fugir do país.

Segundo o Itamaraty, a embaixada brasileira segue “prestando assistência consular a todos os nacionais brasileiros que ainda estejam no país”. O Plano de Contingência do ministério prevê a possibilidade de resgate “quando as condições permitirem”.

Até o momento, os principais países de destino dos brasileiros que saíram da Ucrânia são a Polônia e Romênia. “Nos primeiros dias, ante a falta de condições de segurança, estamos implementando a evacuação segura e ordenada”, diz o Itamaraty.

A estimativa do ministério era que, antes do conflito, cerca de 500 brasileiros viviam na Ucrânia. Foi criado um grupo de trabalho para localizar e contatar os brasileiros no país, a partir do apoio da embaixada na Polônia, permitindo a verificação da situação de cada um, condições de segurança nos locais onde estão e possibilidade de evacuação.

Também há a atuação de funcionários da embaixada do Brasil em Chernivtsi, uma cidade da Romênia localizada próxima à fronteira com a Ucrânia. Um diplomata da embaixada se deslocou para a fronteira para auxiliar o traslado dos brasileiros para a capital romena, Bucareste, em um ônibus.

“A Embaixada também estabeleceu posto avançado na fronteira com a Moldávia (caminho entre Kiev e Romênia) para recepcionar os brasileiros que porventura cheguem de forma avulsa àquela região fronteiriça”, informou o ministério.

Já na Polônia, a embaixada em Varsóvia está em contato direto com brasileiros localizados no em torno da cidade ucraniana de Lviv, o motivo é que “naquela área ônibus providenciados pela embaixada brasileira para traslado à capital. Ademais, representantes do governo brasileiro se encontram na fronteira em contato regular com autoridades poloneses”.

O Itamaraty afirma que o governo brasileiro aguarda manifestação de interesse dos brasileiros para retorno ao Brasil, com duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) colocadas à disposição para esse processo.