Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 26/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

POLÍTICA

Momento Político - 29 De Janeiro De 2020

29/01/2020 às 06h00


POR BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

facebook twitter whatsapp

VISÃO DA EQUIPE ECONÔMICA DO GOVERNO FEDERAL É QUE GOIÁS É O ESTADO QUE MAIS AVANÇOU NO AJUSTE

Existe a convicção em Brasília, dentro da equipe do ministro da Economia Paulo Guedes, de que o governador Ronaldo Caiado foi o que mais avançou no sentido de fazer o chamado dever de casa, isto é, tornar reais medidas estruturantes de ajuste fiscal para, em algum momento, superar a crise gerada pelo modelo de desequilíbrio entre receita e despesa dos últimos anos. A secretária estadual da Economia Cristiane Schmidt é hoje a autoridade estadual da área mais considerada pelos escalões federais, vista como protagonista de um pacote de reformas como não se viu em nenhuma outra unidade da Federação – a exemplo das mudanças introduzidas em Goiás na previdência do funcionalismo e nas regras dos estatutos dos servidores e do magistério. Há consenso no sentido de que, no caso previdenciário, a nova legislação introduzida pela secretária, depois do projeto que ela encomendou a um consultor da sua confiança, o carioca Paulo Tafner (de fato um dos expoentes da área no país), deveria servir de modelo para os demais Estados, inclusive para São Paulo, dada a sua criatividade e profundidade. Pelo conjunto da obra, o momento é favorável a Caiado em Brasília e pode se desdobrar na concessão de vantagens inéditas e facilitação do acesso a empréstimos e medidas de alívio quanto a pesada dívida estadual.

ENEL PRETERIU OS INTERESSEOS DOS GOIANOS EM FAVOR DE GERAR DIVIDENDOS

A Enel brincou com o serviço de fornecimento de energia elétrica que deveria prestar com um mínimo de qualidade em Goiás, preterindo os interesses da população em favor da geração de dividendos para remeter à sua matriz em Roma. É o que salta das declarações do presidente-executivo de uma concorrente de grande porte da companhia italiana, a espanhola Iberdrola, Ignacio Sánchez Galán, que não negou interesse em assumir a concessão em Goiás, em entrevista ao Valor Econômico em Davos, na Suíça, ao fim do Fórum Econômico Mundial. “Há que se colocar dinheiro, esforço técnico, mudar processos, aumentar o pessoal. Se você não faz isso e o único objetivo é extrair dividendos no curto prazo, aí o resultado não aparece”, disse, ponderando que falava “genericamente” e não diretamente sobre a Enel. Mas o recado foi dado. E por quem tem autoridade.

VANDERLAN TEM VONTADE DE SER PREFEITO, MAS A PERGUNTA É: GOIÂNIA QUER?

É claro que o senador Vanderlan Cardoso recebeu pesquisas mostrando que o seu nome é o único que se rivaliza com o de Iris Rezende para as eleições deste ano em Goiânia. Foi a partir daí que ele passou a se movimentar, sugerindo que pode, sim, vir a participar da disputa na capital, o que, inclusive, gerou uma declaração infeliz, a de que “não nego o desejo de ser prefeito”. Só que “desejo”, leitora e leitor, é algo da esfera individual das pessoas, ao contrário de um projeto coletivo que o senador não sabe definir para as e os goianienses. Nenhum político deveria ser candidato por vontade própria, mas sempre por encarnar uma vontade social – e esta, no momento, é por mais quatro anos de Iris no Paço Municipal, onde esta coluna não se cansa de repetir que o velho cacique emedebista está fazendo a melhor administração da sua vida. No mínimo, Vanderlan está sendo mal assessorado. E iludido por pesquisas que não foram corretamente formuladas.

CORONEL ADAILTON É UMA BOA IDEIA PARA A ELEIÇÃO EM ANÁPOLIS

A candidatura do deputado estadual coronel Adailton em Anápolis, pelo PP, tem prognóstico melhor que a hipótese de reeleição do atual prefeito Roberto Naves, mas, é claro, dentro do leque de cogitações eleitorais do momento, que está por enquanto a anos luz do favoritismo do também deputado Antônio Gomide, do PT. Mesmo assim, trata-se de um nome de renovação política, limpo, sem ocorrências polêmicas no seu passado de militar que sempre se desincumbiu à altura das missões que recebeu. Se houver alguma possibilidade de competição com Gomide, essa estaria com ele, coronel Adailton, se for candidato, e não com Roberto Naves.

TALLES BARRETO E JÂNIO DARROT SÃO OS CANDIDATOS AGORA E EM 2022

De concreto, o que a permanência de Jânio Darrot na presidência estadual do PSDB, agora com superpoderes internamente falando, digamos assim, irá produzir são duas candidaturas: uma, neste ano, do deputado estadual Talles Barreto a prefeito de Goiânia e outra, em 2022, dele próprio, Jânio, ao governo do Estado. Em cada qual dos casos, é preciso conferir se eles vão ter coragem para enfrentar o desafio, já que o andor de quem disputa eleição majoritária é pesadíssimo, ainda mais sem uma estrutura política e partidária consistente para ajudar e com a obrigação adicionar de carregar a espinhosa cruz dos desgastes do Tempo Novo e do seu líder maior Marconi Perillo. De qualquer maneira, o rumo dos dois é esse.

PAGAMENTO DE JANEIRO SAI DENTRO DO MÊS E ASSIM CONTINUARÁ

O pagamento de janeiro dentro do mês representa um salto e tanto para o governador Ronaldo Caiado e mostra que ele tem boas intenções quanto ao seu projeto – infelizmente duro para os servidores, porém necessário – de reforma do Estado e conquista do equilíbrio fiscal no menor prazo possível. Segundo a secretária Cristiane Schmidt, essa pontualidade tem garantia de que será mantida pelos próximos meses, provavelmente se tornando definitiva caso Caiado consiga acesso a socorro do governo federal como o aval para empréstimos e a prorrogação da suspensão do pagamento das parcelas da dívida. Em termos de simbologia, trata-se de um sinal claro de que as coisas vão indo bem para as finanças estaduais e que as medidas iniciais de ajuste deram certo.

EM RESUMO

  • Se você, leitora e leitor, é assinante de O Popular, saiba que foi logrado com a supressão da edição dominical. Ao contratar a assinatura, o compromisso era de 7 edições por semana, que agora caíram para 6.

 

  • Mal se noticiou a insatisfação de Jovair Arantes e seu filho, o deputado estadual Henrique, com o espaço que receberam no MDB, Daniel Vilela convidou os dois para viajar ao interior para articulações partidárias.

 

  • Saíram os números do FCO para 2020: Goiás terá recursos de R$ 2,5 bilhões, mesmo dote destinado ao Mato grosso. O Distrito Federal e o Mato Grosso do Sul ficarão com menos de R$ 1,5 bilhão cada um.

 

  • No caso de Goiás, o Ministério do Desenvolvimento Urbano recomenda que a prioridade para a aplicação da verba do FCO é o financiamento à pequena e média empresa. Grandes, somente em casos excepcionais.

 

  • Jânio Darrot anda rindo à toa depois de derrotar o ex-governador Marconi Perillo na disputa pelo comando do PSDB goiano. Para ficar na presidência, Jânio exigiu e ganhou poderes que ninguém teve antes dele.

 

  • A eleição em Anápolis são favas contadas: o deputado estadual Antônio Gomide vai ganhar com uma margem grande. Podem apostar, leitora e leitor: tem coisas na política que não mudam nem às custas de reza brava.

  

  • O grande empresariado goiano já digeriu o ProGoiás e vai aderir em peso. A malandragem que restou é forçar um conselho administrativo, com seus representantes, para administrar os incentivos fiscais do novo programa.

 

  • Está encaminhada a eleição em Catalão, neste ano: o deputado estadual Gustavo Sebba vai carregar a cruz da oposição e enfrentar o prefeito Adib Elias. Pelas pesquisas, a expectativa é de quatro por um a favor de Adib.

 

  • O presidente da OAB-GO Lúcio Flávio está incomodado com a inevitável nomeação do ex-secretário da Casa Civil Anderson Máximo para a vaga de desembargador do quinto constitucional. A velha OAB Forte fez escola.