Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 16/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Momento Político - 29 De Agosto De 2019

29/08/2019 às 09h11


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Maguito, o eterno cotado

Maguito Vilela sempre foi político de grupo, aceitando desafios que acabaram superados. Sob a tutela de Mauro Bento, foi crescendo politicamente em Jataí, se elegendo vereador e deputado estadual. Era candidato à reeleição à Assembleia, em dobradinho com o ”guru” Bento, que concorria à Câmara Federal. No meio do processo, com receio de perder, Mauro Bento inverteu a chapa e colocou Maguito atrás dos votos federais. Maguito ganhou e Mauro perdeu, triplamente. Daí, a carreira de Maguito que foi vice-governador, governador e senador. Depois de dois mandatos como prefeito de Aparecida de Goiânia, f o sucessor e continua sendo lembrado. Para prefeito, de novo, só que em Goiânia. Maguito nega.

Pingo nos is

Maguito diz ter ligação profunda com Íris Rezende. Ele é o comandante e quem toma a decisão, na opinião de Maguito e de boa parte do MDB, em relação à sucessão em Goiânia.

Mas...

O nome de Maguito continua sendo ventilado como o ideal para algumas siglas que estão de olho no Paço.

 

Todos se mexem

Enquanto o Patriota garantiu a filiação de Romário Policarpo, o PSL se mexe para fortalecer a chapa para a Câmara Municipal no ano que vem. Tenta manter Lucas Kitão e conversa com vários outros parlamentares, podendo fechar com mais três.

 Deu choque

Gustavo Cruvinel (PV) e Romário Policarpo (Patriota) questionaram o acordo do Governo de Goiás com a Enel, que inclui a construção de duas redes de 138 kV. Motivo: lei aprovada no ano passado proíbe essas construções e determina que as existentes sejam transformadas em subterrâneas em 20 anos. A Enel ignora a lei, segundo os parlamentares, e deve ser convocada a explicar.

Memória

Apesar de assinar como governador, Ronaldo Caiado (DEM) sempre foi contra a rede na região do Parque Anhanguera, nos tempos de deputado e senador, quando fez debates acalorados com os gestores tucanos.

Sorte grande

Senador Jorge Kajuru (PSB) buscou o STF para tentar instalar a CPI da Lava Toga, através de um mandado de segurança. A ação, pelo sorteio na Corte, caiu nas mãos de Gilmar Mendes para relatar.

Pela ferrovia

Deputado Vinicius Cirqueira (Pros) está lançando a ideia da Frente Parlamentar da Ferrovia Norte-Sul. A ideia é unir lideranças políticas e empresariais do Estado para colocar o modal para funcionar o mais rápido possível.

 Ufa!

A quarta, 28, foi quase feriado para a equipe econômica do governo Caiado. Quase dois meses após a previsão inicial, foram quitados os últimos salários de dezembro, que ainda estavam pendentes.

 Não

Um dos mais próximos do então governador José Elliton (PSDB), o jornalista Jarbas Rodrigues nega acerto para atuar no atual governo. Nem convite houve.

 O Fica ficou

Em pouco mais de um mês, a comunidade da antiga capital anunciou a programação do Festival de Goyaz, que terá cinema e preservação do meio ambiente. A ideia surgiu com as dúvidas da realização do FICA, que não deve ter edição neste ano, mas estará em pautal. O legado e os desafios do FICA são tema de uma mesa de debates dentro da programação do novo festival.

 Apagar o fogo

Além das queimadas e problemas de saúde, o ministro Ricardo Sales enfrenta um desafio partidário diferente. Primeiro suplente de deputado federal do Novo, com mais de 36 mil votos recebidos em São Paulo no ano passado, responde a processo interno. Não porque tenha atacado alguém ou alguma entidade, mas por desacreditar em dados do Inpe, considerados como científicos. O conhecimento é uma das bases do partido.

 Agora vai

Ministro da Justiça, Sérgio Moro ganhou uma força pra ficar no cargo. Vai virar cidadão goianiense, de acordo com proposta de Clécio Alves, aprovada em plenário.

 Censurado

Fernando Krebs recebeu censura do Conselho Nacional do Ministério Público. Por ter chamado Gilmar Mendes, sempre ele, de “laxante”. A censura pública é um tipo de advertência.

Quem diria...

Governo federal colocou polícia e fiscais e, ao invés de ONGs, encontrou grileiros botando fogo na Amazônia. Pode ser mentira. Ou não.

 Esfriou

Caiado e Marconi colocaram para fora aquilo que estavam sentindo. O momento é de um pouco mais de razão. Mas o assunto não cai no esquecimento.

Frase do dia

“Jabuti não sobe em árvore”

(Dito popular)