Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sábado. 20/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

POLÍTICA

Momento Político - 27 De Novembro De 2019

27/11/2019 às 07h00


POR BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

facebook twitter whatsapp

POLÍCIA E MP RESGUARDAM  EMPRESAS ENVOLVIDAS NA FRAUDE DO CORPO DE BOMBEIROS. É UM GRANDE ERRO

A Polícia Civil e o Ministério Público Estadual demoraram, mas cederam à imposição de transparência e de informação ao público com a divulgação dos nomes dos oficiais envolvidos na fraude da certificação do Corpo de Bombeiros quanto a segurança de estabelecimentos comerciais contra incêndio e pânico. Até o comandante-geral estava envolvido. Mas ainda ficou faltando um esclarecimento sobre as empresas – que não seriam poucas – e mesmo um shopping center que pagaram suborno para obter a liberação, mesmo provavelmente estando fora do cumprimento das exigências necessárias à proteção dos seus clientes. É muito grave. A sociedade precisa saber se alguém, ao por os pés em uma loja ou centro comercial, está correndo ou não risco de vida. É assunto de interesse coletivo e não cabe aqui ocultar a participação de ninguém, principalmente quem recorreu a métodos desonestos para conseguir uma documentação. A polícia e o MP têm a responsabilidade de defender a população e não podem se omitir.

PENÚLTIMO ENCONTRO DO PSDB SERÁ REALIZADO EM APARECIDA

Antes de encerrar em Goiânia o ciclo de encontros regionais do PSDB pelo interior do Estado, o presidente estadual Jânio Darrot vai promover uma reunião de lideranças em Aparecida, no dia 6 de dezembro. Trata-se de uma das praças onde o partido enfrenta a sua maior fraqueza política em Goiás – marcando passo com um único vereador. Situação, aliás, que dificilmente será revertida: para disputar a prefeitura no ano que vem, não há nenhum nome tucano em cogitação.

 EM MENOS DE 3 ANOS, BALDY DÁ APOIO A TUDO E TODOS NA POLÍTICA EM GOIÁS

Em menos de três anos, o ex-ministro e atual secretário de Transportes de São Paulo Alexandre Baldy deu apoio a todos os principais nomes e partidos de importância em Goiás. Começou com Marconi Perillo, do PSDB, passou ao MDB, quando levou o PP para a aliança que lançou Daniel Vilela ao governo, está pronto para ajudar na reeleição de Iris Rezende em Goiânia e, com a nomeação do seu irmão Adriano para a Secretaria de Cultura, vai ingressar na base de apoio do governador Ronaldo Caiado. Sem falar que esteve também ao lado do senador Vanderlan Cardoso. É um recorde, mas, infelizmente, a lamentar, já que Baldy poderia muito bem se posicionar como um quadro de renovação da política estadual, atuando à base de ideias e não de interesses fisiológicos. É por isso que empresários miliardários, na política goiana, nunca deram certo, vide o triste exemplo de Sandro Mabel. Dinheiro não compra tudo.

ATUAÇÃO DE LÚCIO FLÁVIO NA DEFESA DA ENEL INCOMODA E MUITO

Tem incomodado o desembaraço com que o presidente da OAB-GO Lúcio Flávio de Paiva aparece diuturnamente nos jornais e comparece a eventos, sempre para defender a Enel – com a qual tem contrato de advocacia. Impedimento não há, mas ele é o presidente de uma instituição que vai além dos interesses dos seus filiados e tem compromisso com as causas maiores da coletividade. O fiasco da companhia italiana quanto ao fornecimento de energia elétrica é assunto que mexe com a população como um todo, o que deveria levar Lúcio Flávio a um pouco mais de comedimento quanto ao exercício público do contrato que tem como a Enel ou pelo menos em relação à exposição pública e confusão entre o seu papel de procurador de clientes particulares e o se guardião de uma entidade de profundo enraizamento social como a OAB e a sua seccional goiana.

TEM MUITO MATERIAL DE TRABALHO PARA O RECÉM-CRIADO GECCOR

O GECCOR – Grupo Especial de Combate à Corrupção, criado pelo governador Ronaldo Caiado na esfera da Polícia Civil, tem novas operações na agenda – e bem mais chocantes que o esquema de fraude no Detran, na época do presidente João Furtado, desvendado no início do mês. Tudo indica que a unidade se transformará em uma das mais atuantes e mais momentosas do Estado já que parece que não vai faltar material de trabalho.

 A CPI QUE VAI BEM, A QUE VAI MAIS OU MENOS E A QUE VAI MUITO MAL

Das três CPIS em andamento na Assembleia, uma já naufragou, outra está caminhando mais ou menos – mais para menos – e a terceira vai muito, mas muito bem, obrigado.  Vamos conferir: 1) Obras Paradas (presidente: Amauri Ribeiro, relator: Antônio Gomide), completamente perdida, sem rumo e sem produzir nada de concreto até agora; 2) Enel (presidente Henrique Arantes, Relator: Cairo Salim), com alguma movimentação, mas apontando para uma falta de resultados no seu final e 3) Incentivos Fiscais (presidente Álvaro Guimarães, relator; Humberto Aidar), essa já consolidada como o maior e melhor trabalho de investigação parlamentar já feito na Assembleia, tendo gerado antes mesmo da conclusão dos seus trabalhos uma série de projetos e prometendo para o seu desfecho uma grande contribuição para o Estado, ao dar um basta na farra da distribuição de isenções de ICMS a torto e a direito nos últimos 20 anos.

 SE NÃO FOSSE INELEGÍVEL, ANNA VITÓRIA SERIA A VICE DE IRIS

O nome preferido de Iris Rezende, na sua provável candidatura à reeleição, seria o da advogada Anna Vitória Caiado, filha do governador Ronaldo Caiado, que foi sua procuradora-geral no início do atual mandato na prefeitura. Mas é só uma vontade. Ela é inelegível, por conta do parentesco em 1º com chefe de Executivo estadual, hipótese prevista na Constituição.

EM RESUMO

  • O presidente estadual do PSDB Jânio Darrot é alvo de críticas dentro do partido por promover encontros regionais inexpressivos e sem tucanos de peso, evidenciando desnecessariamente a enorme fragilidade do partido.

 

  • Ao apresentar o projeto de decreto legislativo que cassa a concessão da Enel em Goiás, o deputado Elias Vaz, do PSB, atropelou o seu colega José Nelto, que ficou a ver navios depois de 2 anos questionando a empresa.

 

  • A ex-senadora Lúcia Vânia está aparando com sucesso as arestas despertadas pela sua nomeação para a Secretaria de Desenvolvimento Social, mesmo não apoiando o governador Ronaldo Caiado na eleição passada.

 

  • Daqui a 2 semanas, a PEC da reforma da previdência pode começar a ser apreciada na Assembleia, depois da vacância de 10 sessões que já está em andamento. Vai haver barulho, mas a melhor aposta é que será aprovada.

 

  • O ex-prefeito de Aparecida Maguito Vilela reclama, mas não adianta: foi condenado em 2º grau por improbidade administrativa e tornou-se inelegível em conformidade com os critérios draconianos da Lei da Ficha Limpa.

 

  • A Enel sentiu o peso das ações que o governador Ronaldo Caiado está liderando contra a empresa, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro. Até helicópteros foram contratados, agora, para atender a zona rural.

 

  • O PT cogita trazer Lula a Goiânia em janeiro próximo. Só que, dificilmente, ele virá. O clima em Goiás nunca foi favorável ao petista, que, aqui, não ganhou em nenhuma das eleições que disputou. Lula não gosta de Goiás.

 

  • Boa: a liberação da folha do Estado até segunda, dia 2 de dezembro, é uma hipótese real. No mês passado, outubro, o pagamento saiu dia 30 para os professores e em seguida dia 6 de novembro para o restante do funcionalismo.

 

  • As inscrições para a lista sêxtupla da OAB, visando à vaga de desembargador que está aberta, referente ao quinto constitucional, termina dia 28 próximo. O ex-secretário da Casa Civil Anderson Máximo continua como o nome mais cotado.