Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quarta-feira. 17/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

POLÍTICA

Momento Político - 25 De Novembro De 2019

25/11/2019 às 09h29


POR BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

facebook twitter whatsapp

BALDY ENVEREDA PELO CAMINHO DOS PARENTES NA POLÍTICA E MOSTRA QUE É UM JOVEM VELHO

É uma péssima notícia a indicação que o ex-ministro, ex-deputado federal e atual secretário de Transportes de São Paulo Alexandre Baldy fez do próprio irmão, Adriano, para a Secretaria Estadual de Cultura, selando uma aproximação do PP com o governador Ronaldo Caiado. Adriano não tem nenhuma tradição na área. Isso é muito ruim. Será secretário só porque é irmão do irmão. Alexandre Baldy é um jovem que, privilegiado pelas circunstâncias da vida, mostra que repete o comportamento de todos os velhos viciados que o antecederam: primeiro a família, depois o resto. Para quem tem ambições na política, trata-se de um mau passo. O ex-governador Marconi Perillo pagou caro, por exemplo, por usar todo o seu poder para indicar o cunhado Sérgio Cardoso para uma vaga no Tribunal de Contas dos Municípios. Resolveu, talvez, a vida de Sérgio, mas acabou com a sua – como se viu nas planilhas da Justiça Eleitoral logo após as eleições de sete de outubro do ano passado, nas quais a nomeação do parente afim teve inegável participação.

CÉLIO SILVEIRA PENSA NA PREFEITURA DE LUZIÂNIA, MAS NÃO PELO PSDB

Único deputado federal do PSDB, Célio Silveira coça a cabeça atrás de uma porta de saída que o leve para outro partido sem risco de perder o mandato. Ele avalia a hipótese de ser candidato a prefeito de Luziânia – onde já teve dois mandatos bem sucedidos –, mas receia se candidatar com um partido que acumulou desgastes em excesso em Goiás. Trata-se de uma eleição que está se delineando com pinta de ser fácil para ele, que tem peso político elevado na cidade, ao contrário dos nomes cogitados até agora – os principais são os deputados Diego Sorgatto, do PSDB, e Wilder Cambão, do PSD, ambos padecendo nas pesquisas com margens estreitas e pouco convincentes. Por qualquer sigla que não a dos tucanos, Célio Silveira tem pinta de que ganha a prefeitura sem maiores dificuldades – e se livra do mandato na Câmara Federal, que não dá a ele nenhuma satisfação pessoal.

JÂNIO DARROT FICARÁ NA HISTÓRIA COMO O PRESIDENTE QUE AFUNDOU O PSDB

O PSDB, que tinha 77 prefeitos em Goiás, caiu para 74 com a desfiliação de Rafaell Melo, de Ceres; Pedro Fernandes, de Porangatu; e Pábio Mossoró, de Valparaíso. Na verdade, 73, já que um renunciou – Nélio Pontes, de São Miguel do Araguaia, preso pela Polícia Federal por tráfico internacional de drogas, assumindo em seu lugar a vice Azaíde Borges, do Podemos. Há mais na lista de defecções: 8, segundo o colunista Divino Olávio. O presidente estadual Jânio Darrot corre risco de passar à história como responsável pelo período em que os tucanos mais perderam quadros no Estado. Uma espécie de coveiro do partido, enfim.

MAIS UM FERIADO EM GOIÂNIA É IDEIA ABUSIVA DE ROMÁRIO POLICARPO

Onde é que está com a cabeça o presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia, Romário Policarpo, ao propor a instituição de mais um feriado em Goiânia – o Dia da Consciência Negra, a ser “comemorado” em 20 de novembro – e apregoar que, para essa finalidade, já conta com o apoio do prefeito Iris Rezende – comprometido, segundo ele, a sancionar a data assim que for aprovada pela Câmara. Se Romário Policarpo tivesse consciência (sem trocadilho), deveria saber que feriados são prejudiciais para todos, patrões e empregados. Reduzem os negócios e desaceleram a economia, ainda mais em um país que já padece sob um excesso deles, muitos inerentes à visão católica do mundo, como a sexta-feira santa, o dia de corpus christi e a padroeira de Goiânia, em particular. Nada disso tem sentido em uma realidade que caminha cada vez mais rápido em direção à racionalidade econômica e de repente é obrigada a fazer pausas para atender a causas que sequer são do conhecimento das maiorias. Não dá para acreditar que Iris Rezende vai entrar nessa.

FORÇAS DO ATRASO CONSPIRAM CONTRA A PROFESSORA BIA DE LIMA NO CEE

É totalmente descabida e exageradamente injusta a decisão de um desembargador que suspendeu a indicação da professora Bia de Lima, presidente do Sintego, para representar o magistério no Conselho Estadual de Educação, a pedido do deputado delegado Humberto Teófilo (um dos parlamentares mais atrasados e rudes da atual Legislatura). O parlamentar que alegou duplicidade de projeto em um mesmo ano legislativo: Bia de Lima fora reprovada pela Assembleia no primeiro semestre, mas o governador Ronaldo Caiado, cumprindo corretamente o seu papel, reapresentou o nome dela, dessa vez aprovado sem dificuldades. Aposta-se, a decisão será revertida e a professora reinvestida em um direito que não é seu, mas da classe pela qual fala legitimamente – não importa a sua ideologia.

 VANDERLAN E PROF. ALCIDES TOMAM O CAMINHO DE SAÍDA DO PP

Enquanto amplia seus quadros com a anunciada adesão de mais de 20 prefeitos, o PP corre o risco de se enfraquecer com a defecção de lideranças de peso real, como o senador Vanderlan Cardoso e o deputado federal Prof. Alcides. O primeiro avalia sua transferência para o PSD, com a finalidade de disputar o governo do Estado em 2022, enquanto o segundo foi convidado pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro para engrossar as fileiras da Aliança pelo Brasil, a legenda que o capitão está criando. Nem um nem outro correriam riscos de perda de mandato: Vanderlan, porque a senatória não é alcançada pela lei da fidelidade partidária e Prof. Alcides porque estaria migrando para uma agremiação nova, o que é permitido pela legislação eleitoral.

 EM RESUMO

  • Há uma disputa em Aparecida pela vice na chapa da reeleição de Gustavo Mendanha. No momento, o ex-prefeito Maguito Vilela trabalha duro para colocar na vaga o ex-deputado federal e seu ex-auxiliar Euler Morais.

 

  • O PP goiano fala grosso e garante, via seu presidente Alexandre Baldy, que vai receber pelo menos 20 filiações de prefeitos nas próximas semanas. A maior parte, diz, virá do PSDB, que, de fato, é vítima de uma debandada.

 

  • A Assembleia vai aprovar e o governado Ronaldo Caiado rapidamente sancionará a lei de encampação da Enel. O imbróglio jurídico que virá na sequência será um dos maiores e mais sensacionais de todos os tempos em Goiás.

 

  • O deputado estadual Gustavo Sebba hesita quanto a sua candidatura a prefeito de Catalão diante diante do receio de enfrentar a reeleição de Adib Elias, que demorou, mas transformou a cidade em um canteiro de obras.

 

  • A situação financeira do governo do Estado parece estar melhorando com velocidade suficiente para que o pagamento do mês de novembro, pelo que se adianta na Secretaria da Economia, seja quitado surpreendentemente no dia 30.

 

  • Anderson Máximo deixou a Secretaria da Casa Civil e se inscreveu para a lista sêxtupla da OAB com vistas à nomeação do próximo desembargador inerente ao quinto constitucional. É aposta mais do que certa para compor o TJ.

 

  • Em 2020, o governador Ronaldo Caiado contará com uma vaga no Tribunal de Contas do Estado, a do conselheiro Helder Valin, que completará 5 anos na Corte e terá direito a se aposentar. Valin não vai esperar um dia a mais.

 

  • Magda Mofatto , quando está em Caldas Novas, circula pelas ruas e faz compras na feira, sempre bem recebida. A candidatura do marido Flávio Canedo, é apenas cortina de fumaça para evitar desgastes precoces para a deputada.

 

  • Mais oito prefeitos vão deixar o PSDB, nos próximos dias, para se filiar ao PP. O jornalista Divino Olávio, na sua coluna aqui no Diário Central, dá os nomes. Daniela Vaz Carneiro, de Ipameri, será, no grupo, a maior perda dos tucanos.