Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Segunda-feira. 01/07/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

POLÍTICA

Momento Político - 22 De Julho De 2019

22/07/2019 às 09h27


POR BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

facebook twitter whatsapp

2º SEMESTRE SERÁ A HORA DO TUDO OU NADA PARA CAIADO

Com todas as preliminares para o futuro da sua administração colocadas na mesa, do ponto de vista interno, tais como a sobra de caixa representada pela suspensão do pagamento de parcelas da dívida e a porta aberta para acesso ao rigoroso Regime de Recuperação Fiscal, o 2º semestre que na prática se inicia em agosto trará a hora da verdade para o governador Ronaldo Caiado. Não será possível continuar se escudando no discurso da herança maldita nem muito menos prolongar indefinidamente as decisões de importância à espera do suposto socorro do governo federal. Ao contrário: Caiado terá que se escorar em ações firmes que se traduzam em uma proposta de futuro para Goiás e os goianos, muito além do mero ajuste financeiro da gestão ou do seu reordenamento gerencial. Nesse sentido, o 1º semestre foi desperdiçado e o capital político adquirido com a espetacular vitória nas urnas queimado, pelo menos em parte. Não dá mais para adiar a resposta que se espera do governo: a que veio e para que rumo levará o Estado.

ÁUDIO DE LISSAUER VIEIRA CAUSOU REBULIÇO NAS REDES SOCIAIS

Circulou intensamente nas redes sociais e no WhatsApp um trecho do áudio de uma entrevista do presidente da Assembleia Lissauer Vieira a uma emissora de rádio de Rio Verde em que ele, em termos duros, garante que o Legislativo não aprovará a adesão de Goiás ao Regime de Recuperação Fiscal – que, no seu entendimento, seria inapropriado para o Estado e prejudicial para a continuidade das políticas públicas que favorecem os goianos. Lissauer Vieira frisou que o projeto autorizativo já aprovado pelos deputados não tem nenhuma eficácia e apenas permite que o governo elabore um plano de austeridade financeira, que, aí sim, teria que ser novamente submetido à Assembleia para ter validade. “Posso garantir que não há a menor possibilidade de aval do Legislativo nem dos demais Poderes para o ingresso de Goiás no RRF e daí isso não vai acontecer”, afirmou textualmente o presidente, talvez supondo que, por falar a uma emissora rioverdense, a sua fala não ganharia a repercussão estadual que ganhou.

POR QUE SÓ AÉCIO DEVE SER EXPULSO? É A COBRANÇA AO DIRETÓRIO PAULISTA DO PSDB

Como previsto, o PSDB de São Paulo, que defende com unhas e dentes a expulsão do ex-presidenciável Aécio Neves, começou a ser cobrado sobre outros dois tucanos enrolados, que também respondem a mais de uma dezena de inquéritos cada um e já passaram até pelo constrangimento de serem presos. São eles os ex-governadores Beto Richa, do Paraná, e Marconi Perillo, ambos enfrentando pesados desafios processuais, mas esquecidos quando o diretório paulista do PSDB, liderado pelo prefeito Bruno Covas, defende o expurgo dos filiados envolvidos em irregularidades, pelo menos até que comprovem a sua inocência, se for o caso, e se concentra exclusivamente em Aécio Neves.

GUSTAVO SEBBA É A NOVIDADE QUE ABALA A REELEIÇÃO DE ADIB

Catalão, como sempre, mantém-se como a principal praça política do interior, com os acontecimentos locais ganhando dimensão estadual. Assim é que o prefeito Adib Elias segue na crista do noticiário como líder do grupo de dissidentes do MDB (que apoiou Ronaldo Caiado na última eleição), no momento avaliando a possibilidade de buscar uma nova filiação partidária, a depender do desfecho da briga pelo cancelamento da expulsão – valendo registrar que a hipótese está em alta depois da carta do prefeito Iris Rezende ao presidente do diretório regional Daniel Vilela. Outra polêmica que vem da cidade é o início precoce dos debates sobre a sucessão municipal de 2020, com o lançamento da candidatura do deputado estadual Gustavo Sebba, filho do ex-prefeito e ex-presidente da Assembleia Jardel Sebba. A novidade pode abalar a certeza de reeleição de Adib Elias, por enquanto desenvolvendo uma gestão apenas mediana, valendo a lembrança de que Gustavo Sebba foi muito bem votado em Catalão na eleição do ano passado – quando surpreendeu os que apostavam no desgaste do seu sobrenome depois das dúvidas sobre a qualidade da gestão do seu pai na prefeitura.

DEMISSÃO DO PRESIDENTE DA CODEGO PRECISA SER ESCLARECIDA

Depois de repetir uma centena de vezes que tem compromisso total com a transparência, o governador Ronaldo Caiado demitiu Valderi Borges da presidência da Codego sem explicar as razões, mas deixando no ar a suspeita de que foram localizadas irregularidades administrativas graves na estatal. Um artigo do jornalista Nilson Gomes, que também é assessor do Palácio das Esmeraldas, publicado no Diário da Manhã, deixa claro que Valderi Borges foi afastado por corrupção. Sabia-se que ele havia promovido uma farra de contratações de parentes, dele e do seu padrinho deputado Álvaro Guimarães, e que também viajava toda quinta para Itumbiara, onde mora, retornando na terça, em carro oficial da Codego e, pior, recebendo diárias a pretexto de inspecionar o distrito industrial local. Tudo isso é muito grave, porém está no plano das especulações – exigindo do governador um posicionamento público claro e objetivo.

IRIS DEU CERTO EM GOIÂNIA PORQUE ELE É O SEU PRÓPRIO MARQUETEIRO

Iris Rezende é o prefeito mais bem sucedido da história de Goiânia: no seu atual mandato, impôs um regime de emagrecimento radical para a prefeitura e beirou níveis altos de impopularidade nos dois primeiros anos para finalmente receber os louros de uma situação financeira confortável, capaz de bancar uma explosão de obras viárias pela capital afora. Aparentemente, está cacifado para a reeleição, com as mãos amarradas nas costas. Conta com um caixa abarrotado de dinheiro e não enfrenta nenhum desgaste, seja político seja administrativo. Detalhe: Iris perdeu eleições estaduais em que entregou a terceiros o seu marketing de campanha, mas aprendeu a lição. Agora, ele é o seu próprio marqueteiro. Não dá a ninguém autoridade para dizer como deve se comportar e que imagem vender ao público. Faz o que acha que deve fazer, fortalecido pelo sucesso administrativo que alcançou e certo de que, no ano que vem, a colheita de votos será farta.

ESPAÇOS DA OAB-GO NA PECUÁRIA E NA FESTA DE TRINDADE: PARA QUÊ?

Não são poucos as advogadas e advogados que se sentem constrangidos com os gastos da OAB-GO para assegurar espaços exclusivos em eventos como a Exposição Pecuária de Goiânia ou, absurdamente, a Festa de Trindade. Não tem sentido uma instituição classista, financiada com os recursos dos profissionais a quem é exigida a inscrição obrigatória, torrar dinheiro com finalidades tão inusitadas assim. Nesses momentos, é lembrado o robô fake contratado a peso de ouro para animar um evento da OAB-GO, na gestão passada de Lúcio Flávio. Está faltando seriedade.

EM RESUMO

  • José Nelto tem novo encontro com o ministro da Justiça Sérgio Moro nesta terça-feira, em Brasília. Ambos começaram um relacionamento político que está aos poucos se transformando em amizade pessoal.

 

  • Áudios que circulam na internet são constrangedores para o governador Ronaldo Caiado. Primeiro, o do ex-prefeito de Campinorte Weliton Rodrigues, o Nenzão. Depois, os dos deputados Lissauer Vieira e Iso Moreira.

 

  • Se depender do ex-governador Marconi Perillo, o PSDB não lança candidato a prefeito de Goiânia e vai apoiar o deputado federal Francisco Jr, do PSD. Vale a lembrança: no PSDB, só acontece o que Marconi quer.

 

  • Segundo a Secretaria da Economia, a liminar do ministro Gilmar Mendes que suspendeu por 6 meses o pagamento de parcelas da dívida representou retenção de R$ 130 milhões no caixa estadual, no 1º mês.

 

  • Radicalizou: o deputado federal Delegado Valdir só toca no nome do governador Ronaldo Caiado para fazer críticas pesadas. Curiosamente, na campanha do ano passado, ele foi um dos maiores defensores de Caiado.

 

  • Dados do CONFAZ comprovam que a renúncia fiscal em Goiás é a 2ª maior do país, chegando a escandalosos 49% da receita de ICMS. O 1º lugar é do Amazonas, onde a Zona Franca engole 69% dos impostos estaduais.

 

  • Os dissidentes caiadistas do MDB não têm pressa para buscar um novo abrigo partidário, se for o caso: o prazo para a filiação dos candidatos à próxima eleição municipal mudou e agora é de 6 meses antes do pleito.

 

  • Os cortes de pessoal determinados pelo governador Ronaldo Caiado estão complicando o atendimento da população no Detran e nas agências do Vapt Vupt, onde as filas e o tempo de espera são cada vez maiores.

 

  • O presidente do diretório estadual do MDB Daniel Vilela e o seu pai Maguito foram a Brasília para tentar amenizar os efeitos da carta de Iris Rezende defendendo o cancelamento da expulsão dos prefeitos dissidentes.