Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sábado. 20/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

POLÍTICA

Momento Político - 19 De Outubro De 2020

19/10/2020 às 11h36


POR BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

facebook twitter whatsapp

MAGUITO SE EMPENHA EM CAMPANHA-MARATONA, MAS NÃO CONSEGUE REVERTER VANTAGEM DE VANDERLAN

Para quem vai completar 72 anos de idade em janeiro próximo, o candidato do MDB Maguito Vilela é um exemplo de saúde, preparo físico e disposição. Desde que a campanha para a prefeitura de Goiânia começou, há mais de 20 dias, ele se meteu em uma agenda de atividades eleitorais que mais se assemelha a uma maratona e assim continua, levantando de madrugada e encerrando os compromissos diários perto da meia noite. E isso sem falar nas dezenas de coordenadores, centenas de cabos eleitorais, contratados ou não, perfis sobrecarregados de notícias nas redes sociais e programas para fazer a sua propaganda todo dia no rádio e na televisão, além de quase duas dezenas de inserções de 30 segundos pela manhã, à tarde e à noite. Isso tudo deu no quê? Ou por falta de sorte ou por fazer mal feito esse trabalho de busca de votos, Maguito continua atrás de Vanderlan Cardoso, do PSD, conforme a última pesquisa Serpes/O Popular, publicada sábado passado: Vanderlan  tem 26,3%, contra 17,1% de Maguito. No levantamento anterior, quase três semanas atrás, Vanderlan estava com 22,3% e Maguito com 13%. Ou seja: os dois cresceram, Vanderlan 4 pontos e Maguito 4,1, o que anulou o salto do emedebista. Como a margem de erro é de 4 pontos para mais ou para menos, o Serpes trouxe uma definição importante: tudo o que o candidato do MDB fez, toda a sua campanha, toda a sua movimentação, desde o início até hoje, renderam pífio 0,1 ponto. Se continuar nesse ritmo, se duplicar ou mesmo se triplicar o avanço, ainda assim colherá uma derrota nas urnas do próximo dia 15 de novembro.

 CORRER ATRÁS DE “VIRADA” É A PIOR SITUAÇÃO POSSÍVEL EM QUALQUER ELEIÇÃO

Os índices do candidato do MDB Maguito Vilela nas pesquisas de credibilidade são suficientes para um 2º turno face a face com Vanderlan? Obviamente, sim. Só que a última pesquisa Serpes/O Popular, tal como a anterior, refez a simulação da disputa direta entre os dois e novamente apurou uma vantagem significativa para o candidato do PSD, na base de 14,1 pontos. O emedebista não tem saída: é obrigado levar a sua campanha a desfraldar a bandeira da “virada”, a pior situação em que um candidato pode se ver em qualquer eleição, mesmo porque viradas são raríssimas tanto em pleitos em Goiás quanto no resto do país. Quando apela para esse mote, na verdade, o que uma campanha faz é admitir que está derrotada por antecipação.

 AUXÍLIO EMERGENCIAL MUNICIPAL, IDEIA DE MAURO FAIAD, É PROPOSTA QUE COLOU

A ideia de criar um auxílio emergencial municipal de R$ 300 mil para desempregados e carentes foi uma sugestão do economista Mauro Faiad ao candidato do MDB a prefeito de Catalão Elder Galdino, de quem é amigo pessoal. Depois de polêmica inicial, a proposta colou e foi imediatamente copiada em Goiânia pela campanha do também emedebista Maguito Vilela. Mauro Faiad foi estrela das gestões tucanas em Goiás, tendo dirigido a área de Ciência & Tecnologia nos 2 últimos governos de Marconi Perillo. Ele tem uma mente criativa, tanto que também é autor de outro projeto, apresentado por Elder Galdino, que está dando o que falar: transporte coletivo 100% grátis, ou seja, sem tarifa nenhuma, em Catalão. É viável e já está em vigor em pelo menos 100 outras cidades brasileiras.

 CRATERA ABERTA PELA AUSÊNCIA DE IRIS É QUASE QUE UMA GARANTIA DE DERROTA

Façam suas apostas, senhoras e senhores: o candidato do MDB Maguito Vilela tem chances de se sagrar ganhador da eleição para prefeito de Goiânia sem o apoio de Iris Rezende? A levar em consideração o esforço de Maguito para mostrar que é a melhor continuidade para Iris no Paço Municipal e que tem ligações históricas com o velho, mas bem sucedido e rejuvenescido no final da carreira, cacique emedebista, a resposta é não. Ou que, pelo menos, o próprio candidato acredita que não vencerá Vanderlan, seu principal adversário, hoje liderando as pesquisas nas quais se pode acreditar, na carência das bênçãos do atual prefeito – que já radicalizou na negativa de se vincular eleitoralmente a Maguito, a ponto de anunciar que sequer vai comparecer às urnas para depositar o seu voto (legalmente, inclusive, é dispensado dessa obrigação por ultrapassar os 70 anos).

 PROGRAMAS NO RÁDIO E TV: TÁBUA DE SALVAÇÃO QUE ACABOU FRUSTRADA

Pelo andar da campanha eleitoral, fria e distante da população em razão do isolamento social, além de se basear em redes sociais voltadas para convertidos e em programas no rádio e televisão produzidos de forma convencional, monótonos e entediantes, Goiás assiste a eleição municipal mais engessada da sua história, onde os cenários desenhados pelas pesquisas de credibilidade já publicadas caminham para ser confirmados sem nenhuma surpresa nos principais centros urbanos do Estado: Vanderlan Cardoso, do PSD, ganha em Goiânia; Antônio Gomide, do PT, em Anápolis; Gustavo Mendanha, do MDB, em Aparecida; Adib Elias, do Podemos, em Catalão; Paulo do Vale, do DEM, em Rio Verde; Humberto Machado, do MDB, em Jataí; e assim por diante, com pouco espaço para reversão das expectativas estabelecidas neste momento – quando estamos a exatos 30 dias da eleição. O início da temporada de propaganda no horário gratuito do TRE no rádio e na TV trouxe mais do mesmo. Não há novidades, de jeito nenhum. Um a um, os candidatos se sucedem, com um falatório infernal, amontoando propostas parecidas e sem criatividade, se é que é possível ter alguma nesse quesito. Ninguém chama a atenção, em especial, sendo previsível, assim, que o quadro da disputa entre os candidatos capturado no início da campanha venha a ser o que vai se confirmar nas urnas do próximo dia 15 de novembro e em seguida, onde houver, no 2º turno, nove dias depois, em 29 de novembro.

 BOLSONARO EM ANÁPOLIS PODE SER TIRO PELA CULATRA PARA ROBERTO NAVES

Enfrentando o risco de perder a reeleição com uma humilhante derrota ainda no 1º turno diante do seu adversário Antônio Gomide, do PT, o prefeito de Anápolis Roberto Naves, do PP, agarrou-se à esperança de uma intervenção milagrosa do presidente Jair Bolsonaro e por isso gasta o seu preciso tempo de campanha em telefones insistentes para o deputado federal Major Vitor Hugo – a quem prometeu apoio total na campanha da reeleição e, dizem, até mesmo na hipótese de Vitor Hugo sair candidato ao governo de Goiás, projeto que ele alimenta secretamente. O deputado estaria encarregado de atrair Bolsonaro e levá-lo até mesmo a uma visita a Anápolis para um evento da campanha do prefeito, deixando assim inequívoco o seu apoio e a caracterização da cidade como prioridade na luta política contra a volta do petismo. Ou então gravar um vídeo. Mas há um risco alto nessa estratégia: em eleições locais, a população não gosta de interferências externa e, pior ainda, de imposição de voto. Bolsonaro ao lado de Naves pode terminar como um tiro de misericórdia.

 EM RESUMO

  • Iris Rezende fez uma administração perfeita em Goiânia, como diz Maguito Vilela? Não é bem assim. Por exemplo: continuam faltando as preciosas vagas em CMEIs para no mínimo 6 mil crianças até 5 anos. Ou 8 mil.  

 

  • Vejam só, leitoras e leitores: o presidente estadual emedebista Daniel Vilela apoia em Minaçu o tucano Carlos Lereia, que deve ser o próximo prefeito da cidade. Lereia é aquele que considerava o MDB de Goiás como o pior do Brasil.

 

  • Pagar a folha de pessoal dentro do mês trabalhado, o que Marconi Perillo não conseguiu nos seus 2 últimos mandatos, transformou-se em regra definitiva do governo Ronaldo Caiado. Sobram garantias de que não haverá volta.

 

  • É ostensiva a preferência da Organização Jaime Câmara, em seus veículos, pela candidatura de Maguito Vilela em Goiânia. Pode ser o troco pelos anúncios que a Cicopal, empresa de Vanderlan Cardoso, nunca liberou para o grupo.

 

  • O rolo que o padre Robson fez com o dinheiro dos romeiros do Divino Pai Eterno continua ignorado pelas autoridades da Igreja Católica tanto fora como em Goiás. Ao que tudo indica, a tentativa é varrer a sujeira para debaixo do tapete.

 

  • Apesar da precipitação óbvia, o grupo de Gustavo Mendanha só fala em candidatura a governador ou a vice em 2022, como desdobramento da inevitável e esmagadora vitória que se prenuncia nas urnas de Aparecida.

 

  • Fatos que a campanha eleitoral está se revelando: o prefeito de Catalão Adib Elias só anda nas ruas acompanhado por uma escolta de fortões. Em campanhas passadas, ele chegou a usar colete a prova de balas para aparecer em público.

 

  • Consta que o candidato do MDB a prefeito de Goiânia Maguito Vilela prometeu percorrer a pé o trecho de 360 kms entre Goiânia e Niquelândia, onde se dá a romaria de Nossa Senhora da Abadia do Muquém, caso vença a eleição.

 

  • A reeleição de Paulo do Vale, do DEM, em Rio Verde, será um grande passeio, com possibilidade de chegar a 70% dos votos, disputando com Gustavo Mendanha, em Aparecida, o 1º lugar no ranking dos candidatos mais votados.