Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 18/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

POLÍTICA

Momento Político - 15 De Janeiro De 2020

15/01/2020 às 06h00


POR BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

facebook twitter whatsapp

 O USO DO CACHIMBO ENTORTA A BOCA: DEPOIS DE 20 ANOS, MARCONI MOSTROU QUE SÓ SABE FAZER POLÍTICA NO PODER

Não é de agora: vem de 2018 a sucessão de erros e equívocos graves cometidos pelo ex-governador Marconi Perillo, trazendo, primeiro, uma monumental derrota nas urnas e em seguida o completo esfacelamento da sua liderança, hoje contestada até mesmo pelos seus mais íntimos e fieis aliados. Acrescente-se a isso a transformação do PSDB goiano em farinha, principalmente com a crise deflagrada pela recusa do presidente Jânio Darrot em continuar fazendo o papel de rainha da Inglaterra – encaminhando decisões que, na surdida, são canceladas por Marconi, em cuja palavra, conforme disse um dos mais leais companheiros do ex-governador, Jardel Sebba, simplesmente não se pode confiar. A tudo isso, junte-se ainda a desastrosa mudança para São Paulo, que passou a impressão de fuga, muito embora, aos trancos e barrancos, o tucano insista em controlar de lá os pauzinhos do que resta do seu grupo político e do PSDB. Oposição séria e responsável ao governador Ronaldo Caiado, essa sim a função que Marconi deveria ter assumido a partir do veredito negativo das urnas, ele não faz, preferindo se esconder atrás de notas eventuais e sequer aceitar o desafio de uma entrevista com perguntas livres para os jornalistas. Isso não dá mais. A verdade é que o tucano só sabe fazer política amparado pelo poder. Fora dele, está agonizando.

PODEM DESCANSAR, GOIANIENSES: IRIS É CANDIDATO E SERÁ PREFEITO MAIS UMA VEZ

Iris Rezende faz da atual gestão da prefeitura de Goiânia a melhor administração da sua vida. E também da vida das e dos goianienses. Dá arrepios e até vontade de chorar a cogitação de que ele poderia, devido à idade, que não faz nenhuma diferença, não concorrer e abrir espaço para qualquer um dos fracos adversários que se apresentam para o cargo, com  propostas sem pé nem cabeça de cidade digital, obras planejadas, mais programas sociais e um amontoado de invencionices a mais (tem até um fazendo media training para a campanha), todas denotando nada mais que pobreza de imaginação diante do acerto e da força do projeto ora em andamento no Paço Municipal, algo que nunca se viu antes. Mas, podem descansar, leitoras e leitores: Iris é candidato. Melhor ainda: será prefeito de Goiânia por mais quatro anos.

HUMBERTO TEÓFILO CAIU EM UM LIMBO: NEM GOVERNO NEM OPOSIÇÃO

Sem saber como reagir, o deputado delegado Humberto Teófilo acabou remetido para um limbo, depois de votar contra as reformas do governador Ronaldo Caiado: está hoje rejeitado tanto pela base governista como pela oposição, que, nas palavras do deputado tucano Talles Barreto, comparou a sua autenticidade política e ideológica a uma nota de R$ 3 reais – metáfora de um acerto como poucas vezes se viu antes. Malandramente, Humberto Teófilo dá declarações dizendo-se admirador de Caiado e disposto a continuar votando a favor do governo, na esperança de reabrir as portas que levam às páginas do Diário Oficial. Não percebe, por falta de conteúdo para isso, que está apenas prolongando o vexame que protagonizou ao assumir posições para as quais não tinha preparo para defender ou sustentar. Pior ainda: se Caiado quiser, basta estalar os dedos e Humberto Teófilo estará onde receber ordens para estar, desde que receba uma cota de cargos para distribuir entre amigos e parentes.

 CÂMARA VAI APROVAR O PEF AINDA NESTE 1º TRIMESTRE E RESOLVER A VIDA DE CAIADO

O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia tem reafirmado o compromisso de aprovar, ainda neste 1º trimestre, o projeto do Plano de Estabilização Fiscal, o PEF, para os Estados – matéria que é fundamental para o esforço do governador Ronaldo Caiado no sentido da superação da crise financeira em Goiás. Como o PEF é bem menos radical que o Regime de Recuperação Fiscal, o RRF, seria mão na roda para Caiado, que já conquistou, digamos assim, uma certa normalidade fiscal para o seu governo, mas ainda não para o Estado – o que significa dizer que faltam algumas medidas, como por exemplo a autorização da União para a celebração de empréstimos, para o salto que o governador quer para a sua administração.

SEM IRIS, GOIÂNIA PODE VIRAR OPOSIÇÃO AO GOVERNO DO ESTADO

Somente a recandidatura de Iris Rezende a prefeito de Goiânia é capaz de dar ao governador Ronaldo Caiado a tranquilidade necessária quanto aos dois últimos anos deste seu mandato – já que a desistência do velho cacique emedebista poderia trazer novidades desagradáveis para o Palácio das Esmeraldas como, por exemplo, uma eventual vitória de Maguito Vilela, caso se viabilize no lugar de Iris e caso possa vir a ser candidato (sem os impedimentos da Lei da Ficha Limpa). Maguito no Paço Municipal significaria um polo de oposição a Caiado com ressonância em todo o Estado, já que o ex-prefeito de Aparecida não tolera qualquer proximidade com o governador e vice-versa.

EM RESUMO

  • A candidatura do deputado federal Célio Silveira a prefeito de Luziânia revoluciona o cenário político do Entorno de Brasília e já é tida como certa, como potencial elevadíssimo de sucesso dado a falta de oponentes.

 

  • Sebastião Caroço, do PSDB, mas integrante da base do governador Ronaldo Caiado na Assembleia, prevê um ano sem sustos para os interesses do Palácio das Esmeraldas no Legislativo: “O que vier, será aprovado”.

 

  • O jornal O Popular extrapolou na criatividade ao escalar um tarólogo para fazer previsões para a política estadual e nacional em 2020. Nessa linha de jornalismo, a sugestão é ouvir agora um pai de santo de terreiro de macumba.

 

  • Será no dia 20 próximo a abertura das propostas da nova licitação de publicidade do governo do Estado, prevê verba anual de R$ 80 milhões a ser compartilhada por apenas três agências a serem selecionadas no certame.

 

  • Os deputados governistas que votaram contra os projetos reformistas para o funcionalismo acabaram com a imagem prejudicada, exatamente o contrário do que imaginaram quando decidiram enfrentar o governador Ronaldo Caiado.

 

  • Sonhando alto, o deputado federal José Nelto espera lançar pelo menos 80 candidatos a prefeito, pelo interior afora, por conta do Podemos. Mas a verdade é que, se conseguir um terço disso, já terá motivos para comemorar.

 

  • As declarações do ex-deputado estadual e 1º suplente de deputado federal Jean Carlo, criticando o PSDB, vieram depois que o governador Ronaldo Caiado passou por Itaberaí, sua base, e confraternizou com o empresário Zé Garrote.

 

O ex-governador Marconi Perillo confidenciou a amigos que a crise que levou Jânio Darrot a anunciar afastamento da presidência do PSDB é passageira, já está resolvida e que ele vai ficar no cargo. Mas... ainda falta combinar com Jânio.

 

É unânime a avaliação de que o secretário de Segurança Rodney Miranda é o auxiliar do governador Ronaldo Caiado que mais produziu resultados positivos em 2019, com a queda comprovada de todos os índices de criminalidade.