Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Segunda-feira. 01/07/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

POLÍTICA

Momento Político - 11 De Novembro De 2019

11/11/2019 às 07h37


POR BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

facebook twitter whatsapp

CALVÁRIO JUDICIAL DE MARCONI NÃO TEM FIM E PROJETA INVIABILIDADE DO SEU RETORNO À POLÍTICA NO FUTURO

Mostrando que, de fato, está atolado até o pescoço na sua defesa diante das quase duas dezenas de ações criminais e cíveis a que responde na Justiça, envolvendo desde o recebimento de propinas até atos de improbidade administrativa, o ex-governador Marconi Perillo esteve em Goiânia para passar quatro horas perante um juiz que faz a instrução de um desses processos (uso de recursos públicos na campanha para o senado em 2006, aliás vitoriosa). É um pequeno acontecimento, mas que dá a dimensão do calvário enfrentado por Marconi e pelos aliados que ainda restam. Apesar de ter passado pelo constrangimento da audiência judicial sem chamar a atenção de repórteres e fotógrafos, a não ser depois de consumada, o noticiário foi intenso e registrou até uma perspectiva preocupante para o ex-governador: o outro réu na mesma denúncia, o ex-governador Alcides Rodrigues, já foi condenado em separado a 10 anos de prisão, sentença que, no momento, encontra-se em grau de apelação em 2ª instância. Por irresistível analogia, é o que vai acontecer com Marconi – e não vai demorar.

ASSEMBLEIA NÃO PODE NOVAMENTE SER INJUSTA COM A PROFESSORA BIA

Merece reconhecimento a decisão do governador Ronaldo Caiado de reenviar à Assembleia a indicação da professora Bia de Lima, presidente do Sintego, para o Conselho Estadual de Educação, como representante profissional do magistério. Houve uma primeira tentativa, mas um grupo de deputados evangélicos, sob motivações ideológicas, maldosamente conseguiu que o nome dela fosse vetado – muito, mas muito equivocadamente. É de se esperar que, agora, os parlamentares façam justiça à professora Bia, independentemente do que ela pensa, mas como líder de classe e também em razão da sua longa experiência como educadora. É direito dos profissionais da educação estadual preencher uma cadeira no CEE.

PREFEITOS DISSIDENTES DO MDB VÃO PARA O DEM: ISSO SIGNIFICA MUITO

A filiação ao DEM dos prefeitos dissidentes que foram expulsos pelo presidente do MDB Daniel Vilela não só fortalece o partido do governador Ronaldo Caiado em Goiás, como também abre caminho para a atração de novos quadros que podem elevar a legenda ao primeiro ou segundo lugar em tamanho, no Estado. Independente da festança com que Adib Elias, de Catalão, Paulo do Vale, de Rio Verde, e Fausto Mariano, de Turvânia, serão recebidos entre os democratas, a operação sinaliza uma efetividade política de Caiado que mexe com as bases municipais e tende a exercer influência sobre os novos rumos partidários de prefeitos e lideranças face ao pleito municipal que se avizinha. Melhor ainda quando não houve disputa alguma quanto ao destino dos prefeitos, que AGORA se agregaram voluntariamente ao DEM e deram ao partido uma imagem de sigla que está em ascensão.

ZÉ ELITON ESPERA SER “CONVOCADO” PARA REPRESENTAR O PSDB EM GOIÂNIA

O ex-vice e ex-governador tampão Zé Eliton não confirma, mas acalenta a esperança de vir a ser “convocado” para ser candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB. Zé sabe que não teria chances, mas julga ter aprendido que, em política, candidaturas são necessárias para difundir um nome e aos poucos criar condições para se chegar a uma eventual vitória. Ele usufrui de uma vantagem sobre concorrentes como o deputado estadual Talles Barreto: conta com a preferência do ex-governador Marconi Perillo, que é quem, entre os tucanos de Goiás, bate o martelo não só sobre as eleições municipais na capital como também em qualquer outro assunto de importância dentro da sua área de influência.

ERNESTO ROLLER TRABALHA DURO PARA VIRAR DESEMBARGADOR

O secretário de Governo Ernesto Roller botou olho comprido na vaga de desembargador que será preenchida, em breve, por um advogado a ser indicado através de lista sêxtupla da OAB-GO, reduzida para lista tríplice pelo Tribunal de Justiça e finalmente resumida em um escolhido que será nomeado pelo governador Ronaldo Caiado. Há sinais claros de que a preferência do Palácio das Esmeraldas seria pelo secretário da Casa Civil Anderson Máximo, que é procurador do Estado e reúne qualidades técnicas para o cargo, enquanto Roller paga o preço da contaminação política do seu nome pelos mandatos de deputado e pela longa carreira partidária. Mas ele está trabalhando duro para vencer a parada, inclusive com o apoio do seu chefe de gabinete Luisinho Paiva, que vem a ser irmão do presidente da OAQB-GO Lúcio Flávio de Paiva.

CEGUEIRA DELIBERADA: A GRAVE ACUSAÇÃO DOS DELEGADOS AOS GOVERNOS DO PSDB

É muito grave a acusação que o delegado geral da Polícia Civil Odair José Soares e o delegado chefe do GECCOR – Grupo Especial de Combate á Corrupção, Rômulo Figueiredo de Matos, faz contra os governos do PSDB. Dizem eles que, no passado, investigações sobre irregularidades como a que foi localizada no Detran eram obstadas por determinação superior. “Delegados e policiais que tentavam investigar crimes de corrupção eram obstruídos ou transferidos”, denunciou o delegado do Geccor, citando que ele mesmo, quando apurar a fraude no Detran que agora veio a público, foi “convidado a se retirar” da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública. Isso dá CPI.

 EM RESUMO

  • A decisão do STF contra a prisão após a 2ª instância suspende o cumprimento da pena, em Goiás, de mais de 200 condenados. Serão beneficiados Carlos Cachoeira, Juquinha das Neves e Delúbio Soares.

 

  • O delegado Rômulo Figueiredo de Matos que comandou a Operação Cegueira Deliberada, sobre fraudes no Detran nos governos passados, informa que novas ações policiais de impacto, parecidas, estão por acontecer.

 

  • Um dos alvos da polícia civil serão as irregularidades na distribuição de Cheques Moradia na gestão de Marcos Abrão na Agehab. Coisa de R$ 60 milhões, alvo de inquérito criminal que não andou no governo passado.

 

  • O clima na Assembleia, como dizia o ex-governador Ary Valadão, anda tranquilo e ameno para o governado Ronaldo Caiado. A venda de 49% das ações da Saneago foi aprovada na semana passada sem a menor dificuldade.

 

  • Das 10 testemunhas que o ex-governador Marconi Perillo levou para depor no processo em que é acusado de usar recursos públicos para se eleger senador em 2006, 7 são políticos também enrolados judicialmente.

 

  • Engraçado o que aconteceu com o deputado Rubens Marques, que votou contra a venda das ações da Saneago, mas mesmo assim foi hostilizado pelos seus colegas da estatal e vaiado por eles no plenário da Assembleia.

 

  • Para um debate na FIEG sobre incentivos fiscais, o presidente Sandro Mabel convidou justamente o ex-prefeito de Aparecida Maguito Vilela, que é inimigo juramentado do governador Ronaldo Caiado. Provocação?

 

  • Qualquer avaliação isenta é capaz de mostrar que há pouca oposição ao projeto de reforma da previdência estadual que o governador Ronaldo Caiado encaminhou à Assembleia. Apenas 2 sindicatos estão mobilizados.

 

  • O deputado Cláudio Meirelles desistiu do sonho de virar conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios. Concluiu que, contra o governador Ronaldo Caiado, jamais conseguiria apoio para conseguir a nomeação.