Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quarta-feira. 24/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

POLÍTICA

Momento Político - 11 De Maio De 2020

11/05/2020 às 11h12


POR BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

facebook twitter whatsapp

MAGUITO JÁ CONTA COM IRIS FORA DO PÁREO E PREPARA PLANO DE GOVERNO PARA GOIÂNIA

O ex-prefeito de Aparecida Maguito Vilela dá como favas contadas que será o candidato do MDB a prefeito de Goiânia. Não se sabe que informações privilegiadas ele tem, mas é certo que não acredita na candidatura de Iris Rezende à reeleição e por isso, dentro do seu estilo dissimulado, já está avançando na preparação da sua campanha. Em seu escritório de advocacia próximo à avenida Rio Verde, em Goiânia, mas na divisa com Aparecida, já há grupos trabalhando em propostas de governo, sob o comando do seu auxiliar número um, no poder ou fora dele, o economista Carlos Eduardo de Paula Rodrigues, ex-secretário de Finanças da prefeitura aparecidense nos dois mandatos do emedebista. O escritório, que tem três salas, nunca foi realmente voltado a atividades jurídicas. Na verdade, hoje se concentra totalmente na formulação de estratégias para a candidatura de Maguito, que, inclusive, está inclinado a propor o retorno da política de distribuição de cestas básicas – forte da sua gestão como governador de Goiás – para as goianienses e os goianienses em situação de vulnerabilidade social. A avaliação é que a pandemia do coronavírus voltou a colocar a distribuição de alimentos na ordem do dia, como política pública capaz de dar sustentação para as famílias carentes em uma crise que chegou para ficar durante um longo tempo – embora dada como assistencialista e ultrapassada até há pouco.

 LEITORES RECLAMAM E ESTA COLUNA RECONHECE: MARCELO BAIOCHI É RETRÓGRADO

Leitores e leitoras questionaram uma nota que entenderam como elogiosa ao presidente da FECOMÉRCIO Marcelo Baiocchi, apontado nesta coluna como uma revelação em termos de liderança classista e principal portavoz do empresariado com o governador Ronaldo Caiado. É que há uma grande decepção com as posições rasteiras dele nas redes sociais, quando, por exemplo, exalta o que de pior existe no comportamento do presidente Jair Bolsonaro. Esta coluna concorda em número, gênero e grau com essas críticas. O que se registrou aqui foi só o momentâneo destaque obtido por Marcelo Baiocchi no debate sobre as dificuldades econômicas que chegaram com o coronavírus. Apenas isso. Politicamente, esse senhor tem se mostrado completamente equivocado e retrógrado até em excesso, o que não seria de se esperar de quem ocupa um cargo da importância que tem o comando da FECOMÉRCIO e, também, com certeza não representando o pensamento da maioria dos seus representados.

 TRISTE FIGURA, YOUTUBER GUSTAVO GAYER ENVERGONHA GOIÁS NACIONALMENTE

O youtuber goiano Gustavo Gayer passou a ser investigado pela sua participação na agressão a enfermeiras que promoviam uma manifestação solidária em Brasília, em frente ao Palácio do Planalto. O rapaz pode acabar encrencado pelo seu envolvimento com o Acamamento 300 do Brasil, na verdade um grupo de brucutus com características venezuelanas – que dá treinamento miliciano para os seus membros e está no momento convocando uma ocupação do Congresso e do Supremo Tribunal Federal, o que pode trazer sérias consequências para os seus dirigentes e militar. É uma estória que notoriamente não vai acabar bem. Gustavo Gayer é filho da ex-vereadora e ex-deputada estadual goiana Conceição Gayer, dona de uma biografia brilhante. Ele, ao contrário, é um pateta.

 DESMORALIZADO POR BOLSONARO: MAJOR VITOR HUGO PAGA O PREÇO DO OPORTUNISMO

Major Vitor Hugo, o deprimente líder do governo na Câmara Federal, acabou tristemente humilhado pelo presidente Jair Bolsonaro, ao ser desautorizado no caso nas emendas ao projeto de ajuda aos Estados e municípios que permitiram aumentos de salários para categorias com as quais, supostamente, o chefe da Nação tem compromisso corporativista. É o preço a pagar pelo puxa-saquismo e a subordinação incondicional que são as características do parlamentar goiano, mas infelizmente sem compromisso algum com Goiás, já que eleito pela enxurrada de votos que Bolsonaro puxou para os membros do seu partido – fenômeno que elegeu também, por exemplo, o extravagante deputado estadual Delegado Humberto Teófilo. O fato é que Major Vitor Hugo não tem o respeito dos seus colegas da Câmara Federal nem muito menos, o que é grave, do seu próprio chefe.

 ROBERTO NAVES, O AZARÃO DE ANÁPOLIS, VAI ENFRENTAR A HORA DA VERDADE

O prefeito de Anápolis Roberto Naves vive hoje as consequências dramáticas da síndrome dos azarões, quer dizer: foi eleito acidentalmente em 2016 como mais um completo desconhecido que prometia renovação política e por uma série de circunstâncias do momento acabou vitorioso, situação, aliás, muito comum na história da cidade. Só que há um preço a pagar: se não mostrar serviço e cair na vala comum, o beneficiado acaba implodido, como é o caso dele, hoje com chances reduzidíssimas de reeleição face ao imenso recall positivo do seu principal adversário, o ex-prefeito e atual deputado estadual Antônio Gomide, figura querida dos anapolinos e também considerado como o melhor administrador de todos os tempos da terra das antas.

 OPOSIÇÃO QUERIA ZERAR O PROTEGE PARA BENEFICIAR OS GRANDES EMPRESÁRIOS

O projeto final do ProGoiás, novo programa de incentivos fiscais do governador Ronaldo Caiado, acabou se adaptando à emergência econômica da pandemia do coronavírus e estabeleceu uma alíquota de apenas 10% para o fundo combate á pobreza do Estado, o Protege, com redução anual de um ponto até chegar a 6%. Não seria o ideal, já que privilegia as grandes empresas instaladas em território goiano de uma maneira que o próprio Caiado queria evitar, porém levado a ceder diante da calamidade pública que se abateu sobre Goiás e o resto do mundo. Melhor também que a proposta de alguns deputados da oposição, na Assembleia, que queriam simplesmente zerar o Protege. Aí também seria demais.

 EM RESUMO

  • Nos bastidores, bem ao seu estilo, o ex-prefeito Maguito Vilela e seu filho Daniel estimulam notícias de que haveria pesquisas apontando para a inviabilidade da reeleição de Iris Rezende e apontando Maguito em 1º lugar.

 

  • Na noite anterior à entrevista do “cala a boca” de Jair Bolsonaro aos jornalistas em Brasília, o governador Ronaldo Caiado esteve com o presidente e aconselhou alguma moderação. Entrou por um ouvido e saiu por outro.

 

  • Continua a passo de cágado a distribuição de alimentos para as crianças da rede de educação infantil da prefeitura de Goiânia, a título de compensação pela merenda escolar perdida com a suspensão das aulas.

 

  • A Televisão Brasil Central, ralo de dinheiro público, tem audiência insignificante e pior ainda ao retransmitir para Goiás a programação da TV Cultura de São Paulo, cujo Ibope diário não passa de 0,7%. Melhor fechar.

 

  • O deputado federal Francisco Jr. foi listado pelo jornal O Popular entre os parlamentares goianos que integram o infame Centrão, grupo fisiológico e, em grande parte, corrupto, do Congresso Nacional. Ele não se defendeu.

 

  • Deputado que só fala besteiras, Alysson Lima deu uma de dentro ao lembrar que, se Maguito Vilela substituir Iris Rezende como candidato em Goiânia, nada muda. “São os mesmos que nos últimos 30 anos se revezaram”, disse.

 

  • O socorro federal aos Estados e municípios, conforme o projeto enfim aprovado pelo Congresso, vai reforçar em mais ou menos R$ 4,5 bilhões o caixa do governador Ronaldo Caiado, até o final do ano. Melhor, impossível.

 

  • Os R$ 780 milhões que o prefeito Iris Rezende conseguiu junto à CEF embananaram. As parcelas trimestrais não serão mais liberadas depois que a prefeitura ganhou na Justiça a suspensão do pagamento de financiamentos anteriores.

 

  • A opção do governador Ronaldo Caiado pela candidatura do deputado federal Zacharias Calil a prefeito de Goiânia, caso Iris Rezende não venha a disputar a reeleição, é desmoralizante para o ex-senador Wilder Morais.