PROPEG 290690
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 29/03/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

POLÍTICA

Momento Político - 11 De Dezembro De 2019

11/12/2019 às 06h30


POR BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

facebook twitter whatsapp

FALAR MAL DA GESTÃO QUE IRIS ESTÁ FAZENDO NA PREFEITURA É MISSÃO IMPOSSÍVEL PARA OS SEUS PRETENSOS ADVERSÁRIOS

Pretensos candidatos a prefeito de Goiânia têm se desdobrado em entrevistas nas quais tentam formular uma crítica à gestão de Iris Rezende. É o caso de Francisco Jr., Dra Cristina e Thiago Albernaz, os que mais insistem, mas com argumentos que impressionam pela fragilidade. Todos tentam desconstruir o projeto urbano que está sendo desenvolvido pela prefeitura e que está consolidando a capital em um grande centro com infraestrutura finalmente adequada às suas necessidades. Francisco Jr. e Thiago Albernaz desclassificam as obras de Iris como “faraônicas” – conceito que não pode ser aplicado, dado que, diante das proporções assumidas pela capital, praticamente tudo o que for feito em termos de gestão pública tem obrigatoriamente dimensões exageradas mesmo. Não é possível resolver os desafios de Goiânia sem soluções “faraônicas”. Já Dra Cristina tem uma a visão de que faltam programas sociais na administração de Iris, o que não é verdade, uma vez que o prefeito tem foco consistente, por exemplo, na educação infantil, aumentando o número de CMEIs e as vagas oferecidas, que é o que realmente interessa para a população da base da pirâmide, sem falar em muitas outras áreas de atuação. Como se vê, nada bem fundamentado. Não é fácil falar mal do que está sendo feito hoje em Goiânia. Talvez até impossível. É o melhor mandato da vida de Iris.

ENFIM, CAIADO DECIDE VENDER ESTATAIS QUE NÃO ATENDEM AO INTERESSE PÚBLICO

O pacote de projetos que o governador Ronaldo Caiado enviou para a Assembleia foi acrescido, nesta semana, de pedidos de autorização para que, finalmente, empresas inúteis e desnecessárias para o Estado sejam privatizadas. Estão na lista a Celg GT (a única lucrativa), a Metrobus, a Iquego, a Goiasgás e a GoiásTelecom. Erroneamente, a decisão de Caiado de partir para a venda desses ativos está sendo atribuída exclusivamente ao seu interesse em ingressar no Regime de Recuperação Fiscal, para o que estaria cumprindo uma das suas duras exigências. Não é apenas isso. Liquidar estatais que não atendem ao interesse coletivo e caracterizam desvio de função é uma obrigação e um dever de todo governante antenado com um mínimo de modernidade e visão racional do setor público. Vai além de se caracterizar como destaque de uma política econômica liberal. Caiado, verdadeiramente, mostra que se importa com as necessidades das cidadãs e cidadãos e quer realmente colocar o Estado em um rumo produtivo para a sociedade.

VANDERLAN ADOTA ESTRATÉGIA DE EMENDAS ORÇAMENTÁRIAS QUE DERROTOU LÚCIA

O ex-senador Vanderlan Cardoso está promovendo eventos para repoassar suas emendas orçamentárias aos municípios e entidades beneficiadas, como, por exemplo, em reuniões com prefeitos da região de Iporá e também com líderes comunitários do Jardim Curitiba. A mesma estratégia foi usada como uma constante ao longo dos mandatos da ex-senadora Lúcia Vânia, que chegou a gastar tempo entregando tratores no interior, mas acabou falhando ao não dar consistência ao seu mandato e ao diminuí-la politicamente para a condição de despachante de luxo para conseguir recursos para prefeitos em Brasília. Parte da derrota que ele tomou nas urnas, em 2018, pode ser atribuída a esse caminho, que não é bem o papel de um senador da República.

 É UM ERRO E UM ABSURDO CHAMAR AS AMBULÂNCIAS DE “PRÁTICA NOCIVA”

Um jornal como O Popular deveria ser mais criterioso e preocupado com os interesses coletivos em vez de atacar como “prática nociva” as soluções que atendem as necessidades imediatas das goianas e goianos carentes em termos de atendimento de saúde. Segundo O Popular, em editorial nesta segunda, 9 de dezembro, “a utilização de um terço do dinheiro das emendas impositivas dos deputados estaduais para a compra de veículos indica a perpetuação de uma prática nociva, apelidada de ‘ambulancioterapia’. Trata-se da tradição de enviar pacientes para tratamento na capital, mantendo
localidades menores sem estrutura necessária para atendimento de sua população”.  O editorial imagina que o certo seria destinar esses recursos para instalar, até mesmo nas pequenas cidades, unidades de prestação de serviços médicos, dispensando a necessidade de transporte dos pacientes até Goiânia. Mas a verdade é que não há nem haverá jamais serviços qualificados de medicina em cidades de porte reduzido. Nas médias, talvez alguma coisa, mas ainda longe do que sempre estará garantido em termos de assistência a doentes nos grandes centros urbanos. Ao contrário do que diz O Popular, os deputados estaduais deveriam ser parabenizados por enviar ambulâncias para os municípios. Em um mundo ideal, talvez o jornal tivesse razão. Mas, até lá, estaremos todos mortos.

 RESULTADOS FISCAIS DO PRIMEIRO ANO DE GOVERNO SÃO EXCEPCIONAIS

São excepcionais os resultados fiscais alcançados pelo governador Ronaldo Caiado em seu primeiro ano de mandato. Além de reduzir em pouco mais de 10% a dívida do Estado, conseguiu um incremento de receita de quase R$ 2 bilhões, apesar da redução das transferências da União. Com o pacote de reformas que está na Assembleia, caso aprovadas sem maiores modificações, Caiado ingressa em um caminho de estabilidade financeira que os seus antecessores não foram capazes de trilhar.

EM RESUMO

  • Na confraternização do MDB, no último sábado, 7 de dezembro, no Centro de Convenções, o discurso de Iris Rezende surpreendeu ao durar menos de 10 minutos. Sinal de que o velho cacique não deu importância ao evento.

 

  • A folha do governo do Estado referente a novembro foi quitada no dia 5 de dezembro. Sinal de que o próximo pagamento pode sair antes do Natal, façanha que os governos do PSDB não conseguiram nos últimos 10 anos.

 

  • O ex-deputado federal Jovair Arantes fez sua estreia no MDB comparecendo à confraternização de fim de ano do último sábado, dia 7. Ganhou até o direito a um discurso, que saiu muito, mas muito sem graça e sem foco.

 

  • O ProGoiás, programa de incentivos fiscais do governo do Estado, é irreversível e deverá ser aprovado pela Assembleia sem mudanças no seu conteúdo, a não ser para apertar a corda ainda mais no pescoço dos empresários.

 

  • Os cinco delegados escalados para o GECCOR, o Grupo Especial de Combate à Corrupção criado pelo governador Ronaldo Caiado no âmbito da Polícia Civil, foram escolhidos a dedo com base na especialização que possuem na área.

 

  • O círculo mais próximo ao ex-governador Marconi Perillo está engajado na na candidatura do ex-vice e também ex-governador José Eliton a prefeito de Goiânia. Zé repete não querer, mas, na verdade, quer, sim, e quer muito.

 

  • A estratégia do deputado federal Célio Silveira é sair do PSDB até 2022 e seguir para um partido pelo qual possa compor como vice a chapa do MDB que com certeza terá Daniel Vilela como candidato ao governo do Estado.

 

  • Os dias serão decisivos, daqui até 31 de dezembro, para os deputados estaduais, que têm um pacote imenso de matérias encaminhadas pelo Executivo para votar. O final do ano será muito movimentado na Assembleia.

 

  • A especulação sobre uma candidatura de Maguito Vilela a prefeito de Goiânia, se Iris Rezende não disputar a reeleição, ou até a vice do próprio Iris esbarra na Lei da Ficha Limpa: ele está impedido por ter condenação em 2º instância.