Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

POLÍTICA

Momento Político - 10 De Agosto De 2020

10/08/2020 às 11h09


POR BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

facebook twitter whatsapp

NAMORO DUROU POUCO: DEPOIS DE SE DESILUDIR COM TRAIÇÕES, VANDERLAN SE AFASTA DE BOLSONARO

Tudo indica que o senador Vanderlan Cardoso desistiu da aproximação – pior ainda: da identificação – que chegou a intentar com o clã Bolsonaro, suas ideias radicais e atuação errática do presidente e seus ministros mais extravagantes (Vanderlan elogiava com entusiasmo nas redes sociais o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub). Houve quer enxergasse nesse comportamento uma espécie de estratégia para a conquista do eleitorado bolsonarista em Goiás, com vistas às eleições de 2022, principalmente depois que o governador Ronaldo Caiado se afastou do Palácio do Planalto, mas, pelo sim, pelo não, durou pouco. Vanderlan deve ter se conscientizado de que Bolsonaro alcançou uma reprovação elevada para o seu jeito de governar, especialmente em relação ao enfrentamento da pandemia da Covid-19, tanto que caiu para pouco mais de 15% positivos nas pesquisas mais recentes. Isso não ninguém. Outro ponto: o senador experimentou na própria pele a deslealdade que marca a relação do presidente com os seus apoiadores. Por exemplo: relatou o projeto de lei que ampliava o prazo da desoneração da folha de pagamento das pequenas e médias empresas, mas, sem se dignar sequer mandar um aviso, Bolsonaro vetou. E agora se depara com um projeto de reforma tributária que, no final das contas, aumenta os impostos e vai contra tudo o que Vanderlan – com a sua formação empresarial – representa e defende. Resultado: nas redes sociais, ele não fala mais nos Bolsonaros, menos ainda sobre o capitão que preside mal a nação. Depois de tanta traição, o namoro acabou.

 SEM BALDY, VICE DE CAIADO EM 2022 FICA PARA LISSAUER VIEIRA OU ADIB ELIAS

A concorrência pela vice na chapa da reeleição do governador Ronaldo Caiado, em 2022, foi reduzida pela prisão do ex-ministro e secretário de Transportes de São Paulo Alexandre Baldy, que possivelmente teve o seu futuro político queimado pela prisão por envolvimento em escândalos investigados pela Operação Lava Jato. Baldy era aspirante ao posto, assim como a uma candidatura ao Senado, sempre na chapa de Caiado – onde não cabe mais devido ao rigor ético e moral que reveste a figura do atual governador. A disputa agora está restrita ao prefeito de Catalão Adib Elias e ao presidente da Assembleia Lissauer Vieira, os dois nomes melhores posicionados para ambicionar a vaga – lembrando que Adib Elias tem que passar bem pela eleição municipal deste ano em Catalão, caso contrário deixa Lissauer Vieira sozinho no páreo.

 GLAUSTIN FOKUS COMEÇA A CAMPANHA LEMBRANDO BAIRROS ABANDONADOS EM APARECIDA

Depois de receber o governador Ronaldo Caiado para um jantar em sua casa, o deputado federal Glaustin Fokus mudou a conversa e passou a admitir com mais ênfase a candidatura a prefeito de Aparecida. Ele, hoje, é o único nome que pode representar alguma ameaça à reeleição de Gustavo Mendanha. E não se fez de rogado: já está dando entrevistas lembrando que a cidade, depois de 12 anos sob o domínio do MDB, ainda tem 80% dos seus 240 bairros sem sequer uma rua asfaltada. As carências infraestruturais de Aparecida são concretas: 60% da população vivem sem rede de esgotos e 35% ainda espera a chegada da água tratada, em pleno século 21. É isso que Glaustin Fokus vai explorar na campanha.

 WILDES CAMBÃO ESTÁ PRESTES A DESISTIR PARA APOIAR A PROFESSORA EDNA

Luziânia: o deputado estadual Wilder Cambão, do PSD, está negociando a indicação de um vice para a chapa da prefeita Professora Edna, do Podemos, e o futuro apoio para a sua reeleição em troca de desistir da sua própria candidatura agora – de resto, ferida de morte pela sua ligação com Cristovão Tormin, afastado da prefeitura sob a acusação de assediar sexualmente mais de 20 funcionárias municipais. Essa novidade complica o cenário para o deputado estadual Diego Sorgatto, do DEM, que era tido como favorito, mas trabalha pouco e hoje, pelo que se estima entre os políticos locais, em condições de igualdade com a Professora Edna, cada vez mais forte como fato novo e representante da nova política em Luziânia.

 OBRAS EM GOIÂNIA ESTARÃO CONCLUÍDAS ATÉ O FIM DO MANDATO, GARANTE IRIS

O prefeito Iris Rezende mudou um pouco a conversa, mas manteve o essencial: garante que, “até o fim do ano, ou seja, até o fim do mandato”, concluirá todas as obras que iniciou e estão em andamento em Goiânia, mesmo as que são consideradas atrasadas. Antes, o que o velho cacique emedebista dizia que tudo seria terminado até a data da eleição, que estava prevista para 15 de outubro e foi adiada, como se sabe, para 15 de novembro. No frigir dos ovos, ganhou apenas 45 dias a mais, aproveitados para garantir exposição em mais inaugurações sem quaisquer restrições legais. De quebra, a prefeitura está ativa em toda a cidade, a partir das mais de 20 frentes de trabalho que dão manutenção na infraestrutura dos bairros.

 AULAS À DISTÂNCIA: UTOPIA EM UM ESTADO ONDE 3 EM CADA 10 ESTUDANTES NÃO TÊM INTERNET

Que as escolas, principalmente as públicas, devem continuar fechadas por causa dos riscos de contágio pela Covid-9, é ponto pacífico. Uma volta às aulas antes da disponibilidade de uma vacina eficaz, como defende o governador Ronaldo Caiado, seria quase que um suicídio coletivo. O problema é que o ensino à distância é uma utopia, em um Estado onde 3 em cada 10 estudantes não tem internet em casa. Essa realidade precisa mudar com urgência.

 PROTEÇÃO DA POLÍCIA CIVIL À MULHER TAMBÉM CRESCEU EM 2019

A proteção oferecida pela Polícia Civil às mulheres vítimas de agressões em Goiás também cresceu exponencialmente em 2019, 1º ano do governador Ronaldo Caiado – e sob estímulo especial da primeira dama Gracinha Caiado, que é defensora ferrenha dos direitos femininos. Em todo o Estado, nas delegacias especializadas, foram mais de 20 mil atendimentos, 6 mil ocorrências registradas e 4 mil inquéritos concluídos. É recorde. Neste mês de agosto, a Lei Maria da Penha completou 14 anos de bons serviços prestados à sociedade.

 PARA IRIS SER CANDIDATO À REELEIÇÃO SÓ FALTA A CONVOCAÇÃO DE DEUS E DO POVO

Toda tinta e papel (pouco, já que jornais impressos estão cada vez mais raros) que estão sendo gastos com a análise de candidaturas a prefeito de Goiânia representa um grande desperdício porque Iris Rezende estará no páreo e é imbatível. Ele, dentro do seu estilo pessoal, levará o anúncio da oficialização do seu nome até o limite possível, reforçando sua imagem de gestor eficiente e pouco envolvido com politicagem. Mas, como a família já o liberou, só faltam 2 convocações: uma, de Deus, e outra, do povo. E ele, como sempre diz, não se negará a nenhuma, partindo para disputar a eleição como um sacrifício individual e uma missão de vida. Com quase 90 anos, ele baterá recorde nacional como mais uma vez prefeito da capital e único político pré-golpe de 64 a sobreviver no cenário do poder do país.

 EM RESUMO

  • O prefeito de Catalão Adib Elias aproveitou o adiamento das eleições, com a dilatação dos prazos para que autoridades participem de inaugurações, e está entregando de duas a três obras por semana, algumas, como o arco viário, de grande porte.

 

  • O deputado federal José Nelto transformou-se em interlocutor frequente do ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro, com quem fala por telefone quase que diariamente para trocar ideias sobre os últimos fatos da conjuntura nacional.

 

  • Se o fundador da Operação Lava Jato vier a se candidatar a presidente, José Nelto admite até a hipótese de disputar o governo do Estado – os dois sairiam pelo Podemos – para coordenar e impulsionar a campanha em Goiás.

 

  • A máquina da morte da Covid-19 está a todo vapor em Goiás: enquanto o Brasil bateu finalmente as 100 mil mortes, o Estado chegou a 2 mil. Continua valendo a previsão de que, até outubro, serão perdidas 4 mil vidas aqui.

 

  • Dos 15 ou 16 candidatos a prefeito de Goiânia já lançados até agora, alguns, como Fábio Júnior (Unidade Popular) e Hemanuelle Jacob (PSOL), são completamente desconhecidos. Ninguém nunca ouviu falar neles.

 

  • O ex-governador Marconi Perillo voltou a circular em Goiás, aparecendo há poucos dias em Sancrerlândia para participar da inauguração do hospital municipal “reformado” com uma mão de tinta pelo prefeito Itamar Leão.

 

  • Suspense em Anápolis: o deputado estadual Antônio Gomide, do PT, retoma ou não a sua candidatura a prefeito, a que ele renunciou há um mês alegando problemas de saúde? Cresce a expectativa de uma resposta positiva.

 

  • Diante da baixíssima empolgação com o nome do vereador Marden Jr. para a sua sucessão, o prefeito Jânio Darrot já admite a interlocutores reservados a hipótese de voltar atrás e ungir o nome do vice Gleysson Cabriny.

 

  • O governador Ronaldo Caiado mantém para o início do ano que vem o compromisso de nomear os 100 delegados de polícia aprovados no último concurso e assim atender a todos os 246 municípios com uma autoridade policial máxima.