Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 19/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

POLÍTICA

Momento Político - 09 De Março De 2020

09/03/2020 às 08h11


POR BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

facebook twitter whatsapp

ALYSSOM LIMA E CLÁUDIO MEIRELLES ERRAM AO RECORRER AO JUDICIÁRIO PARA RESOLVER ASSUNTOS DA ASSEMBLEIA

É péssimo – e muito, mesmo – o costume de alguns deputados, na Assembleia Legislativa, de recorrer à Justiça quando têm suas pretensões derrubadas pela maioria dos colegas. É o caso de Alysson Lima, que tentou barrar a autorização que o Poder deu para que estradas estaduais sejam privatizadas, com a correspondente cobrança de pedágio, e foi o caso, em dezembro passado, de Cláudio Meirelles, que impetrou ações contra a reforma da previdência estadual e dos estatutos do funcionalismo e do magistério. Isso tem um preço alto: mostra deputados que não acreditam no processo de deliberação da instituição que integram. A mensagem que passam para a sociedade é a pior possível, quanto a eles próprios: como nunca são bem sucedidos no caminho alternativo que escolhem trilhar (com a sistematicamente rejeição dos juízes de 2ª instância aos seus pedidos), evidenciam preparo político reduzido quanto a capacidade para aceitar o jogo democrático que resulta, nas votações em plenário, em vencedores e perdedores. Não acreditam si em próprios e menos ainda no exercício do mandato que receberam nas urnas e admitem que fracassaram na defesa das suas ideias e posições, investindo contra a tramitação constitucional que foi seguida dentro do Legislativo, mas não os atendeu – e sendo assim recorrendo a uma interferência externa, evidenciando intolerância diante de um processo decisório que deveriam aceitar em sua integralidade. O apelo a uma força impositiva de fora amiúda Alyssom e Cláudio e diminui a estatura que deveriam ter como representantes do povo, não junto ao Judiciário, mas no parlamento estadual. Foram eleitos para votar e defender projetos, na Assembleia, não para pedir socorro a quem quer que seja.

EXPULSÃO DE CAROÇO E SORGATTO FOI PARA DAR CHANCE A CHIQUINHO E ELIANE

A expulsão negociada dos deputados Sebastião Caroço e Diego Sorgatto foi uma manobra destinada a favorecer, no futuro, os suplentes Francisco Oliveira e Eliane Pinheiro – já que possibilitará que eles procurem novos partidos sem risco de perder o mandato e se candidatem a prefeito de Formosa e Luziânia, respectivamente, abrindo vagas na bancada tucana na Assembleia. Na verdade, a 2ª suplente é a vereadora Dra. Cristina, que, no entanto, está de saída para o PL para se candidatar a prefeita de Goiânia e perderá o seu lugar na fila – a jurisprudência eleitoral entende que a suplência é dos partidos, tal qual os mandatos dos titulares.

 NINGUÉM PRECISA MAIS DA IMPRENSA PARA SE INFORMAR OU INFORMAR

Querem entender porque a imprensa tradicional está em crise, leitora e leitor? Confiram as poucas linhas a seguir, escritas pelo filósofo Luiz Felipe Pondé: “Ninguém precisa mais da mídia profissional para receber ou emitir conteúdos. Essa é uma das grandes consequências políticas da comunicação em redes sociais. O jornalismo corre o risco de se tornar uma quase bolha entre conversos, enquanto grande parte da população se informa e informa os outros pelas redes com vídeos, textos e memes, minando a bolha citada acima”. É vero.

LENIÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA COM MÉDICO ASSEDIADOR É INACEITÁVEL

É incompreensível a cobertura que o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás tem dado ao médico Ricardo Paes Sandro, genro do ex-presidente da Corte Gilberto Marques, que é acusado de assediar, inclusive sexualmente, servidoras da instituição. Um caso ou outro, vá lá, já seria horrível, mas... mais de 20, venhamos e convenhamos, é certeza de que as denúncias são verdadeiras, ainda mais quando se sabe do custo que cada mulher infelizmente paga para expor esse tipo de situação. Esse rapaz é um doente social que, desde há muito tempo, já deveria estar onde merecer, ou seja, a cadeia.

 RELATÓRIO DA CPI DOS INCENTIVOS FISCAIS VAI REVELAR UM NOVO ESCÂNDALO

O relatório da CPI dos Incentivos Fiscais, que deve ser apresentado nesta terça, 10 de fevereiro, pelo deputado Humberto Aidar, trará revelações de arrepiar os cabelos sobre as vantagens oferecidas pelos governos passados e desfrutadas por grandes indústrias instaladas em Goiás, a maioria esmagadora sem contrapartida alguma. Aidar já adiantou que, das mais de quatro mil empresas beneficiadas com descontos de ICMS e gordas quantias, até em dinheiro vivo, por conta do crédito outorgado, apenas 12 foram monitoradas quanto às obrigações que deveriam cumprir, inclusive em termos de geração de empregos. Vai ser um escândalo.

 TORMIN PROMETEU A VILMAR QUE SE DESFILIARIA DO PSD, MAS ATÉ AGORA... NADA

O presidente estadual do PSD, Vilmar Rocha, pode ter sido ludibriado pelo prefeito de Luziânia Cristovão Tormin, que enviou a ele um emissário – o deputado estadual e aliado Wildes Cambão – para avisar que não haveria necessidade da sua expulsão, já que cuidaria de se desligar do partido por iniciativa própria. Tormin, sim, é aquele que foi afastado do cargo em razão de uma enxurrada de denúncias de assédio sexual tendo como vítimas funcionárias da prefeitura. Já se passaram mais de 15 dias desde que Vilmar Rocha recebeu o recado, mas, até agora, não chegou o pedido de desfiliação – mantendo, nos quadros do PSD, uma presença que compromete a postura ética e moral da legenda. 

EM RESUMO

  • O PSDB está cada vez menor em Goiás: a perda de 2 deputados estaduais , que já não votavam com o partido, e a saída de prefeitos, que não cessa, passam a imagem de que o partido está à deriva e sem qualquer comando.

 

  • O noticiário político informou que, ao se transferir para o PSD, o senador Vanderlan Cardoso ingressou no seu 6º partido político. Na verdade, foi o 7º. Anotem aí: ele já foi do PSC, PL, PR, PMDB,PSB, PP e agora é do PSD.

 

  • As articulações do presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo, para permitir a venda de áreas públicas no setor Sul são uma vergonha. O certo seria lutar pela reurbanização daqueles terrenos.

 

  • O presidente da Casag, Rodolfo Otávio, está em campanha na mídia para conquistar a candidatura a presidente da OAB, representando o grupo do atual presidente Lúcio Flávio – que prefere o atual secretário geral Jacó Coelho.

 

  • Seja esse o seu projeto político para o futuro ou não, o fato é que o presidente da Assembleia Lissauer Vieira está solidamente cacifado para acompanhar Ronaldo Caiado na chapa da reeleição, em 2022, como candidato a vice-governador.

 

  • O ex-deputado Samuel Belchior, que assumiu uma secretaria extraordinária na prefeitura de Goiânia, não persistiu em nenhum dos cargos públicos que assumiu após encerrado o seu mandato na Assembleia. Todo o seu tempo é para negócios.

 

  • Ninguém entendeu a volta à política do ex-governador e conselheiro de contas aposentado Naphtali Alves, que assumiu a presidência do diretório do MDB de Morrinhos. Mas é incontestavelmente uma grande demonstração de humildade.

 

  • Há pesquisas mostrando que a posição firme e humanitária do governador Ronaldo Caiado defendendo o acolhimento dos brasileiros repatriados da China na Base Aérea de Anápolis acrescentou pontos à imagem e à aprovação dele.

 

  • Houve erro no noticiário sobre a filiação do prefeito Divino Lemes, de Senador Canedo, ao DEM. Na verdade, ele optou pelo Podemos e, de qualquer forma, assegurou o apoio do governador Ronaldo Caiado à sua candidatura à reeleição.