Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 26/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

POLÍTICA

Momento Político - 08 De Agosto De 2019

08/08/2019 às 10h24


POR BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

facebook twitter whatsapp

ESTRATÉGIA DE MARCONI É SIMPLES: QUANDO O INIMIGO ERRA, NÃO ATRAPALHE

O ex-governador Marconi Perillo está mais convencido do que nunca quanto ao acerto da sua estratégia de se afastar do cenário político estadual e deixar o campo aberto para que o seu adversário Ronaldo Caiado siga em frente às custas de tropeções nas próprias pernas. Radicado em São Paulo, com raras viagens a Goiânia ou ao seu sítio em Pirenópolis, Marconi aproveita para se dedicar à sua defesa nos quase 15 processos judiciais a que responde e, mesmo sabendo que a Justiça é lenta no Brasil e que esse martírio forense pode se prolongar por mais de 10 anos, acredita que essa situação não haverá prejuízos para o seu oportuno retorno à política. Enquanto isso, é com prazer que assiste ao que entende ser a erosão do prestígio de Caiado e à falta de rumo do governo, sem que seja necessária qualquer contribuição da oposição para acelerar os desgastes ou criar obstáculos para o Palácio das Esmeraldas. O ex-governador tucano segue uma máxima que aprendeu lendo comentários de Napoleão Bonaparte sobre a guerra: quando o inimigo erra, jamais atrapalhe.

LUIZ CARLOS DO CARMO CONSTRUIU UMA PONTE RUMO AO PTB

Discretamente, o senador Luiz Carlos do Carmo estabeleceu pontes, em Brasília, que podem levá-lo para o PTB – inclusive recebendo o comando do partido em Goiás, em substituição ao ex-deputado federal Jovair Arantes. Insatisfeito com o MDB nacional, que insiste em manter a legenda em nível estadual sob o comando do sem mandato Daniel Vilela e do seu pai também sem mandato Maguito, Luiz Carlos do Carmo aguarda agora uma resposta do restante do grupo dissidente emedebista, parte do qual foi expulso (os prefeitos Adib Elias, de Catalão; Paulo do Vale, de Rio Verde; e Fausto Mariano, de Turvânia), mas aguarda uma intervenção milagrosa que possa cancelar a medida e restabelecer as filiações. Não há muita pressa, porque o prazo para a definição partidária de quem deseja disputar as eleições do ano que vem termina em abril. Mas é claro que também não é conveniente deixar as coisas para a última hora – e eles devem resolver neste ano ainda.

CANDIDATURA DE IRIS RESOLVE O PROBLEMA DE CAIADO EM GOIÂNIA

Iris Rezende vai disputar a reeleição e terá o apoio do governador Ronaldo Caiado, que, assim, se livrará dos inevitáveis problemas políticos que ganharia caso fosse obrigado a lançar um nome para a prefeitura de Goiânia (e, na base do Palácio das Esmeraldas, hoje todas as cogitações são frágeis). Como Iris será o favorito, com grandes possibilidades de vencer, Caiado pode até receber parte dos louros de apoiar uma candidatura vitoriosa na capital – que tem a tradição de sempre eleger nomes de oposição ao governo estadual. Não à toa, o governador tem sido presença assídua nos megamutirões iristas pela periferia de Goiânia – no último, chegou antes mesmo do velho cacique emedebista – para posar ao lado do prefeito em cenas sorridentes e repletas de povo.

 CONSULTOR FARÁ O PROJETO DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA EM GOIÁS

O rombo mensal de R$ 200 milhões na folha de pagamento do Estado, por conta das aposentadorias dos servidores, só será enfrentado pelo governador Ronaldo Caiado em 2020, se for. Um projeto com medidas de impacto para reformar a previdência em Goiás foi encomendado ao consultor Paulo Tafner (carioca como a secretária da Economia Cristiane Schmidt), talvez o maior especialista no setor, em termos de Brasil. O pré-diagnóstico que ele fez definiu a situação atual como de “desequilíbrio” total, especialmente na Segurança Pública e na Educação. A envergadura do trabalho, portanto, exige muito prazo. E, até o momento, nem sequer o processo de dispensa de licitação para a contratação de Paulo Tafner chegou ao final. 

PSDB E MDB SE IGUALAM AO ESPALHAR A MESMA FAKE NEWS SOBRE ADESÃO DE PREFEITOS

Dois partidos, PSDB e MDB, dois presidentes estaduais, Jânio Darrot e Daniel Vilela, e uma mesma fake news, ou seja, as declarações em que anunciam estar se preparando para receber de prefeitos interessados em novas legendas para disputar a reeleição no que vem. Não acreditem nisso, leitora e leitor. Nem PSDB nem MDB foram procurados por qualquer liderança política de importância, menos ainda prefeitos municipais. E ainda: não o serão, pelo menos daqui até o fechamento da data de filiação partidária obrigatória para quem quiser ser candidato em 2019, que mudou e agora ocorrerá em abril vindouro. Até lá, o que vai se ver é muita conversa fiada, mas é mais fácil haver defecções do que adesões aos dois maiores partidos da oposição em Goiás.

AFINAL, O QUE HOUVE COM A SAÚDE DE CAIADO NA SEMANA PASSADA?

Segundo o deputado federal José Nelto, o que o governador Ronaldo Caiado teve há alguns dias foi “uma gripe”. Já o jornalista Nílson Gomes assegura que tudo não passou de “uma virose”. Oposicionistas espalham que se trataria do começo da “doença de Alzheimer”. E o próprio Caiado, nas redes sociais, jurou que foi acometido por “um quadro febril”. Com tantas notícias contraditórias, é natural que se espalhem boatos sobre a saúde do governador, que também, para outros, estaria sofrendo com sequelas da queda violenta que levou de uma mula, em 2017. A falta de transparência da comunicação do governo, que se omitiu até agora sobre o assunto, tem estimulado a boataria.

EM RESUMO

  • Não saiu nada da ajuda prometida pelo governador Ronaldo Caiado ao prefeito de Catalão Adib Elias, que esperava receber pelo menos a metade dos R$ 11 milhões necessários para a obra do arco viário da cidade.

 

  • Muito estranho: a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação passou a ter jurisdição sobre a Metrobus, que opera o deficitário Eixo Anhanguera e nada tem a ver com a área de ciência & tecnologia do governo do Estado.

 

  • Um tradicional instituto concluiu pesquisas nas 30 maiores cidades goianas que apontaram apenas 2 prefeitos em boa situação eleitoral: Adib Elias, de Catalão, e Gustavo Mendanha, de Aparecida. Só esses.

 

  • Foi ingênuo o apelo do governador Ronaldo Caiado ao presidente Jair Bolsonaro, durante a visita a Anápólis, para que autorizasse o ministro Paulo Guedes a liberar empréstimos a Goiás. O assunto é 100% técnico.

 

  • Não é bem verdade que a construção da nova sede da Assembleia, no Park Lozandes, segue a todo vapor. Ocorre que, sem o repasse integral do duodécimo, falta dinheiro e por isso a obra caminha a passo de tartaruga.

 

  • Mesmo com medidas de restrição adotadas pelo governador Ronaldo Caiado, as despesas com a folha do funcionalismo e com a manutenção da máquina subiram no semestre passado 14% a primeira e 8% a segunda.

 

  • A lei assinada pelo governador Ronaldo Caiado suspendendo as garantias dadas à Enel, no sentido de que não seria responsabilizada por dívidas antigas da Celg, foi anulada pela Justiça, em decisão liminar. Como previsto.

 

  • A base fragilizada do governo na Assembleia é produto dos erros do secretário Ernesto Roller e da inabilidade do líder Bruno Peixoto. Mas o governador Ronaldo Caiado não tem alternativas para trocar os dois.

 

  • Nas últimas reuniões, pelo menos as públicas, da equipe do governo do Estado, a secretária Cristiane Schmidt assumiu a postura de observadora silenciosa. Antes a mais falante, agora ela chega muda e sai calada.