Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 19/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

POLÍTICA

Momento Político - 05 De Fevereiro De 2020

05/02/2020 às 06h00


POR BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

facebook twitter whatsapp

CAIADO FEZ O DEVER DE CASA E JÁ ADOTOU AS MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA A ADESÃO AO RRF. ESTÁ TUDO PRONTO

Na prática, o governador Ronaldo Caiado já fez o dever de casa e adotou as medidas que configuram o escopo necessário para a adesão de Goiás ao Regime de Recuperação Fiscal, o RRF, bicho papão que agora perdeu a cara feia e se mostra mais como uma bela oportunidade para a conquista mais rápida do equilíbrio fiscal do Estado. Não há porque temer o RRF, como se imaginava a princípio, já que as medidas mais amargas exigidas pelo programa foram todas tomadas por Caiado, a exemplo de reformas de profundidade como a da previdência estadual ou a mudanças nas regras para o funcionalismo e o magistério, elogiadas pela equipe econômica do ministro Paulo Guedes como referência para o resto dos Estados. Hoje, entrar no RRF corresponde a conquistar com uma paulada só o ajuste entre receita e despesa, abandonando, finalmente, o modelo de assintonia que vigorou nos últimos 20 anos e não mostrava mais nenhum fôlego para continuar. É uma vitória e tanto para Caiado conseguiu, avançando com projetos que, aprovados pela Assembleia, irão economizar muito mais do que os R$ 10 bilhões previstos inicialmente para os próximos 10 anos e colocam Goiás como a unidade federativa mais preparada para a superação da crise fiscal que é rotina no resto do país.

ADIB É ACONSELHADO A PARAR DE RECORRER A DESCULPAS ESFARRPADAS

O prefeito de Catalão Adib Elias foi aconselhado a se recolher e deixar de dar entrevistas em que acaba falando besteiras para justificar a falta de prevenção da prefeitura para as chuvas que, mais uma vez, levaram o caos e a destruição à infraestrutura e a propriedades comerciais e residenciais da cidade. Adib ignorou as recomendações do Ministério Público, que exigiu um plano para o monitoramento das 14 represas que existem dentro do perímetro urbano, todas de grande porte e construídas há muito tempo sem acompanhamento especializado. Preferiu recorrer à Justiça para não cumprir orientações que teriam evitado os danos. Seria melhor dar uma demonstração de humildade, reconhecer o erro e pedir perdão de joelhos para os moradores de Catalão. O desastre provocado pelas chuvas deixou claro que há muito de errado com a gestão de Adib e que escolhas feitas no passado, como, por exemplo, a desastrosa pavimentação do leito do ribeirão Pirapitinga, foram equivocadas e precisam ser revistas.

 MAIS DE UM ANO DE GOVERNO E NINGUÉM FALA EM REFORMA DO SECRETARIADO

O governador Ronaldo Caiado já superou a marca de um ano de mandato sem cogitar, nem de longe, de uma reforma do seu secretariado, tradicional, em governos anteriores, quando se vencia essa etapa. Ocorre que não há pontos fora da curva dentro da equipe de Caiado, que, ao que tudo indica, avalia o desempenho geral dos seus auxiliares como satisfatório.

PRÉVIAS DO PSDB SERVIRÃO PARA VALIDAR CANDIDATURA DE TALLES

Vêm aí as prévias do PSDB para a escolha do candidato do partido a prefeito de Goiânia, que, na verdade, deverão se transformar em um evento de validação do nome do deputado estadual Talles Barreto –que demonstra não só vontade, como também coragem para enfrentar a eleição. Elas acontecerão até o final deste mês, caracterizando-se como o movimento de abertura da campanha deste ano na capital, esperando-se que, na sequência, venham as definições dos demais candidatos. Saiu um boato dando conta de que a professora Raquel Teixeira participaria da disputa interna entre os tucanos, mas ela está morando no Chile, onde faz um curso de aperfeiçoamento magisterial de dois anos e dificilmente se envolveria em uma nova aventura, especialmente sem o apoio do ex-governador Marconi Perillo. Se ela se dispusesse a participar das prévias, o que parece difícil, é porque Marconi estaria por trás.

IRIS COMBATE A BURAQUEIRA COM MÃO DE FERRO E EVITA DESGASTES

Houve uma tentativa da oposição a Iris Rezende no sentido de se criar um foco de desgastes em torno da buraqueira que as chuvas intensas sobre Goiânia chegaram a espalhar, mas não deu em nada. A mão firme do prefeito reagiu com a multiplicação das equipes que percorrem as ruas para eliminar os furos no asfalto, trabalhando até altas horas da noite e recorrendo até a aplicativos de celular para reunir informações sobre pontos a socorrer. Com menos água caindo do céu, a situação já se estabilizou e não há do quê reclamar.

 REOXIGENAÇÃO DO PSDB ACABOU ACONTECENDO E EXCLUI MARCONI

Há um movimento de reciclagem que está se tornando irreversível dentro do PSDB em Goiás, com o afastamento do ex-governador Marconi Perillo do centro das decisões e a sua conversão honorífica em conselheiro qualificado – na medida em que a recente crise em torno do afastamento do presidente estadual Jânio Darrot terminou com Marconi dando passos atrás e cedendo espaço para uma mudança no centro de poder do partido, que escapou das suas mãos. A primeira consequência é a confirmação da candidatura do deputado estadual Talles Barreto a prefeito de Goiânia, como parte de um projeto que, mais na frente, desaguará na candidatura do próprio Jânio Darrot a governador de Goiás, tudo isso sem o dedo do ex-tucano-mor de Goiás. Essa é a nova realidade do PSDB goiano e parece que vai ser difícil mudar essa tendência. Vale registrar que há alguma reação: a velha guarda do PSDB , tipo Paulinho de Jesus, Jônathas Silva, Nelson Guzzo e outros medalhões do passado, desconfia das intenções de Jânio Darrot. O grupo imagina que Marconi Perillo pode ressuscitar e voltar em 2022 como candidato a governador.

EM RESUMO

  • O presidente estadual do PSDB Jânio Darrot e seus aliados andam eufóricos com a derrota que impuseram ao ex-governador Marconi Perillo na disputa pelo controle do partido e, sim, planejam avançar ainda mais.

 

  • Sonhando acordado, o presidente da Câmara Municipal Romário Policarpo espalha que pode receber um convite de Iris Rezende para figurar na chapa da reeleição como candidato a vice-prefeito. Mas é conversa fiada.

 

  • O deputado federal José Nelto está eufórico: o Podemos é um dos partidos que mais deve crescer em Goiás com a janela partidária que permitirá a prefeitos e candidatos à próxima eleição a mudança de sigla.

 

  • O deputado Virmondes Cruvinel, que perdeu mais de 30 cargos no governo ao votar contra as reformas, levou mais um golpe: seu indicado para a Diretoria de Comunicação da Assembleia, Danin Jr., foi demitido.

 

  • Não está descartada a candidatura do deputado estadual Lucas Calil, do PSDB, a prefeito de Inhumas, cidade que visita semanalmente e com a qual tem ligações familiares.Na última eleição, teve mais de 4 mil votos lá.

 

  • A dívida que uma gráfica cobra do PSDB estadual por material fornecido na campanha de 2014 não é a única: existem mais ações na Justiça exigindo dos tucanos a quitação de compromissos por serviços eleitorais.

 

  • O governado Ronaldo Caiado cumpriu o compromisso com o presidente Lissauer Vieira e não vetou nenhum item do orçamento do Estado que destina recursos para a Assembleia em 2020. Isso nunca ocorreu antes.

 

  • O ex-deputado federal Pedro Chaves, do MDB, é o maior entusiasta da candidatura do senador Vanderlan Cardoso a prefeito de Goiânia. Caso Vanderlan deixe o mandato, ele é o primeiro suplente e assume a vaga.