Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 26/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

GIRO ECONÔMICO | Ana Flávia Marinho

ECONOMIA

GIRO ECONÔMICO - 19 DE FEVEREIRO DE 2020

19/02/2020 às 06h00


POR GIRO ECONÔMICO | Ana Flávia Marinho

facebook twitter whatsapp

Agronegócio

Maior feira de tecnologia rural do Centro-Oeste e uma das duas maiores do setor no País, a Tecnoshow Comigo 2020 será realizada de 30 de março a 3 de abril, em Rio Verde (GO), com expectativa de tentar superar a movimentação financeira do ano anterior de R$ 3,4 bilhões - recorde de 2019 entre as feiras de difusão de tecnologia rural no País. Para isso, a Cooperativa Comigo traz para este ano uma extensa programação, além de investimentos na infraestrutura da feira: aumento da área total, que agora contará com 65 hectares (eram 60 hectares) contendo ampliações dos estacionamentos, alimentação, pavimentação de ruas, entre outros. O público verá grandes novidades em máquinas, veículos e equipamentos agropecuários, insumos e resultados de pesquisas, assim como demonstrações e lançamentos de novas variedades de cultivares, exposição de animais e diversas palestras.

Pesquisa

O Sicredi, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), promoveu uma pesquisa inédita sobre os Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira. O estudo, que avaliou dados econômicos de todas as cidades brasileiras com e sem cooperativas de crédito entre 1994 e 2017 e cruzou informações do IBGE, chegou à conclusão que o cooperativismo incrementa o PIB per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portanto, o empreendedorismo local. Para captação de dados utilizaram a metodologia de Diferenças-em-Diferenças, principal método científico para avaliações de impacto de políticas públicas no mundo.

HubDigital

A Vólus, empresa de meios de pagamentos e gestão de benefícios, acaba de fechar uma parceria via HubDigital com a TecBan. A associação permitirá que os clientes dos cartões Vólus realizem saques em todos os estados brasileiros. O HubDigital foi criado para acelerar a conexão de instituições de pagamento, fintechs e bancos sociais com os mais de 23 mil Banco24Horas distribuídos por todo o país.  Além disso, os clientes terão à disposição o Saque Digital. Por meio do aplicativo da Vólus, saques poderão ser realizados utilizando a tecnologia de QR Code com a câmera do smartphone, sem a necessidade do cartão físico.

 Franquias

A Associação Brasileira de Franchising divulgou um balanço parcial dos resultados do setor em 2019. O estudo apontou um crescimento de 6,9% em relação ao ano anterior e o segmento de alimentação contribui com 1,4% no cômputo geral.