Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 16/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

GIRO ECONÔMICO | Ana Flávia Marinho

ECONOMIA

GIRO ECONÔMICO - 16 De Outubro De 2019

16/10/2019 às 07h30


POR GIRO ECONÔMICO | Ana Flávia Marinho

facebook twitter whatsapp

Inflação

As instituições financeiras reduziram a estimativa para a inflação em 2019. Pesquisa do Banco Central feita ao mercado financeiro mostra previsão para a inflação, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, passou de 3,42% para 3,28% em 2019. Para 2020, a estimativa caiu de 3,78% para 3,73%. A previsão para os anos seguintes não teve alterações: 3,75% em 2021, e 3,50%, em 2022.

Tributário

A Tributarie, empresa de consultoria tributária e especialista em recuperaçãode créditos tributários, inaugura sua nova sede em Goiânia no dia 30 de outubro, no Metropolitan Business & Lifestyle (Jardim Goiás), com uma palestra do CEO da empresa, Wander Brugnara com o tema “A Reforma Tributária e Seus Impactos no Setor Empresarial”. Fundada em Belo Horizonte (MG), a empresa está presente em Goiânia há cinco anos. Atualmente no País, são 153 unidades, cerca de dois mil parceiros comerciais e mais de dez mil empresas auditadas desde a sua fundação.

 Temporários

Estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) referente aos postos de trabalho temporários para o Natal deste ano prevê a contratação de 91 mil trabalhadores temporários para atender ao aumento da demanda do varejo, número 4% maior do que em 2018 e a maior oferta dos últimos seis anos. O Natal deve movimentar R$ 35,9 bilhões no comércio varejista de todo o país.

Desburocratização

O governo federal desburocratizou e reduziu os custos dos repasses para obras públicas executadas em estados e municípios. A Portaria nº 558/2019 publicada no Diário Oficial da União simplifica e automatiza uma série de etapas na execução dos recursos que os estados e municípios recebem da União para a realização das obras. De acordo com informações do Ministério da Economia, a perspectiva é que, com essa medida, a tarifa de administração paga às Mandatárias da União – instituições financeiras que atuam na fiscalização das obras e na gestão dos contratos – seja reduzida de um teto de 11,7% para no máximo 4,5% dos recursos repassados via convênio ou contrato. Com isso, a economia gerada será de R$ 186 milhões por ano.