Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 18/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

GIRO ECONÔMICO | Ana Flávia Marinho

ECONOMIA

GIRO ECONÔMICO - 12 De Agosto De 2019

12/08/2019 às 08h03


POR GIRO ECONÔMICO | Ana Flávia Marinho

facebook twitter whatsapp

Agricultura

Segundo levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Goiás deve colher 22,9 milhões de toneladas de grãos na safra 2018/2019, número 7,5% superior à safra anterior, quando foi registrado o volume de 21,3 milhões de toneladas. A soja e o milho são responsáveis por 93% da produção atual de grãos, com 49,3% e 43,7%, respectivamente. O levantamento prevê safra recorde de produção nacional, chegando a 241,3 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 6% ou 13,7 milhões de toneladas se comparado à safra anterior. A área plantada está prevista em 63 milhões de hectares, com um aumento de 2% sobre o mesmo período. O milho segunda safra terá uma produção recorde de 73,1 milhões de toneladas, 35,6% a mais em relação à safra de 2017/18. A colheita foi intensificada e agora estende-se a 84% da área plantada. A soja sofreu uma redução de 3,5% na produção e atingiu 115,1 milhões de toneladas. As regiões Centro-Oeste e Sul representam mais de 78% dessa produção.

 Varejo

A Aktie Now, empresa de transformação do atendimento ao cliente, em parceria com a Zendesk, diminuiu, em apenas 60 dias, o tempo de espera no atendimento de seus clientes em 67%. O projeto começou a ser implantado no ano passado para uma das datas mais importantes do varejo: a Black Friday. Com a implantação dos serviços Zendesk a empresa já registrou melhora em diversos setores do atendimento: a ilha de ativos foi reduzida em 81%, o tempo de treinamento dos funcionários diminuiu em 62%, e, um dos pontos mais importantes: o cliente teve uma redução de 67% no tempo de espera para ser atendido nos canais digitais. 

 Educação

A Associação Brasileira do Franchising revelou que o segmento de educação apresentou o segundo melhor crescimento no faturamento no 2º trimestre de 2019. Com um aumento de 8,7%, o número revela o aumento do índice de confiança do consumidor nesse período, que se sente mais confortável para fazer investimentos a longo prazo, como os serviços educacionais. Ainda na coletiva, o presidente da ABF, André Friedheim, frisou o surgimento de escolas bilíngues e internacionais no franchising, que trouxeram know how e expertise para o mercado. 

 Educação 2

A The Kids Club, franquia de ensino de inglês para crianças a partir dos 18 meses, comemora 25 anos no Brasil com um novo plano de expansão para cidades do interior. Esse modelo de negócios tem se tornado uma forte 

tendência, segundo um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que divulgou um crescimento de 7% com relação ao ano passado. O aporte inicial menor impulsiona o processo de expansão, motivo pelo qual cidades de Goiás, como Cristalina, Jaraguá e Goianira estão na mira da rede. A rede cresceu 15% no passado e, para 2019, a expectativa é manter o mesmo ritmo. O investimento inicial da rede é de R$ 23.500, com faturamento a partir de R$ 10 mil e retorno de 18 a 24 meses.